DO PRESENTE À HISTÓRIA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA E O CARIBE NO CAPITALISMO GLOBAL

Autores

  • Geraldo Augusto Pinto

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v12i1.5027

Palavras-chave:

Integração regional e desenvolvimento – América Latina e Caribe, Capitalismo dependente, Estados nacionais – desenvolvimentismo e neoliberalismo.

Resumo

Partindo das expressões “desenvolvimento” e “integração”,
especificamente as acepções que assumem enquanto meios de inserção competitiva dos países latino-americanos e caribenhos no mercado global, este texto propõe uma breve retrospectiva histórica que nos convida a observar como tais expressões podem ser utilizadas também como fontes para um questionamento acerca da inserção subordinada desta região na atual divisão internacional do trabalho. Não se pretende discutir a fundo conceitos e definições, nem apresentar uma ampla revisão bibliográfica, mas chamar a atenção para as causas básicas da desigualdade interna e externa entre os países latino-americanos e caribenhos, advindas da  exploração de suas riquezas naturais e humanas por países e regiões que, não por acaso, têm propalado teorias políticas e econômicas das quais só participam enquanto são beneficiados.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

PINTO, G. A. DO PRESENTE À HISTÓRIA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE A INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA E O CARIBE NO CAPITALISMO GLOBAL. Ideação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 159–177, 2000. DOI: 10.48075/ri.v12i1.5027. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/5027. Acesso em: 28 mar. 2024.