A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO POR MEIO D’ OS INCRÍVEIS ARTEFATOS DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA

Autores

  • Josiele Kaminski Corso Ozelame
  • Gizelle Kaminski Corso

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v12i2.5038

Palavras-chave:

identidade do sujeito, Os Incríveis, família

Resumo

Considerando a enorme influência que os artefatos culturais têm para o público infanto-juvenil, funcionando como uma espécie de transição e transmissão de  conhecimentos e valores, vemos nas produções cinematográficas, mais  especificamente no filme Os Incríveis, fonte de pesquisa e análise no sentido de produzir  identidades. A escolha do objeto de estudo justifica-se devido à produtora Walt  Disney ter se tornado um sinônimo e  referência em animações para o público infantil, pelas quais são (re)produzidos  valores por meio das personagens que repassam modos de conduta, hábitos, ideais  físicos, entre outros. Nesse sentido, a família de super-heróis “aposentados” (Os  Incríveis) vem a ser um poderoso manancial  de investigação na construção de sujeito, nas concepções de homem, mulher, menino e menina, apresentados no filme. Por meio da combinação som/imagem tem-se uma gama de estereótipos de gênero os quais, por  meio do entretenimento, produzem uma  visão particular da construção social da  criança.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

OZELAME, J. K. C.; CORSO, G. K. A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO POR MEIO D’ OS INCRÍVEIS ARTEFATOS DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA. Ideação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 67–74, 2000. DOI: 10.48075/ri.v12i2.5038. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/5038. Acesso em: 19 abr. 2024.