CHAMADA DE PUBLICAÇÕES: COMUNICADO SOBRE A EDIÇÃO DO VOLUME 18 (2017)

Estes são os temas dos dossiês temáticos para o ano de 2017 e o respectivo calendário para submissão.

1º quadrimestre, v. 18, n. 39 (maio de 2017)

- Prazo para submissões: até 28/04/2017

Dossiê: "DESAFIOS E CONFLITOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LETRAS”

Ementa: A licenciatura em Letras tem provocado, nos últimos anos, reflexões que são de ordem tanto legais quanto teóricas, no que dizem respeito à formação inicial do professor de línguas e de literatura. Nessa perspectiva, tem-se questionado: que subsídios teórico-metodológicos e legais têm sido garantidos ao profissional dessa área que irá atuar tanto no ensino fundamental (anos finais) como no ensino médio? Com intuito de abrir um espaço para reflexões que vão nessa direção, este dossiê propõe-se a reunir textos que reflitam sobre a formação inicial ofertada por cursos de licenciatura em Letras, considerando a perspectiva teórica que subsidia a formação docente, bem como os documentos legais que orientam/organizam o curso.

Palavras-chave: Formação inicial, Letras licenciatura, proposta pedagógica, documentos legais.

2º quadrimestre, v. 18, n. 40 (agosto de 2017)

Prazo para submissões: até 31/07/2017

Dossiê: "EXPRESSÕES LITERÁRIAS, ARTÍSTICAS E CULTURAIS: MIGRAÇÕES E DIÁSPORAS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA”

Ementa: A reflexão sobre expressões literárias, artísticas e culturais das migrações e diásporas no Brasil e na América Latina assenta-se nas formulações conceituais da crítica latino americana pós-colonial. Walter Mignolo propõe a “opção decolonial” – epistêmica, teórica e política – para compreender e atuar no mundo, marcado pela permanência da colonialidade global nos diferentes níveis da vida pessoal e coletiva. São bem vindas contribuições voltadas para a produção literária e demais linguagens artísticas, pensadas como meios que possibilitam refletir sobre demandas sociais, estéticas e éticas de espaços periféricos e marginalizados no contexto do capitalismo global ou cognitivo.

Palavras-chave: Literatura, linguagens artísticas, migrações; diásporas; colonialidade; pós-colonialidade; geopolíticas.


3º quadrimestre, v. 18, n. 41 (dezembro de 2017)

Prazo para submissões: até 20/11/2017

Dossiê: TEORIAS LINGUÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS

Ementa: Este dossiê abre espaços para o debate e problematizações em torno das relações entre a gramática tradicional e  outras  teorias  gramaticais que emergiram em momento posterior a ela, na cronologia da disciplina linguística, trazendo à  tona  os  problemas  decorrentes  de  uma  interpretação continuísta, ou descontinuísta, da história da linguística. “O fluxo das teorias linguísticas ao longo do tempo esboça um quadro em que continuidades e descontinuidades se revelam simultaneamente, e, aparentemente, o historiógrafo não tem senão seu arbítrio para decidir por uma ou outra opção”.

Palavraschave: Epistemologia da Linguística; gramática tradicional; teorias linguísticas contemporâneas; superação; rupturas.

A Equipe Editorial da Revista Línguas & Letras agradece a toda a comunidade acadêmica que tem prestigiado este periódico com artigos, ensaios, entrevistas e traduções de reconhecido interesse para a pesquisa nas áreas de Letras, Linguística, Artes e afins.

Cordialmente,

Comissão Editorial Línguas & Letras

 

CALL FOR PUBLICATIONS: PUBLICATION COMMUNICATION ON THE EDITION Vol. 18, n. 38, 39 and 40 (2017)

Dear readers and authors,

We present the calls for publication to Línguas&Letras for 2017. Since 2015, the journal has become a quadrennial. This new periodicity is due to the quality of the texts submitted to the journal and approved by reviewers in the double blind system and the circulation and dissemination policies of the journal by the national and international indexers. From the special number published in 2016, with the dossier "Literature and decoloniality: contemporary challenges", the papers of Línguas&Letras started including the DOI number. The purpose is to give wide visibility to the results of the scientific investigations, fundamental aspect for the researches result in advance knowledge and they propitiate the debate in the area of Arts and Linguistics.

Thus, we announce the themes of the section "Dossier" for the year 2017 and the respective calendar for submission. We inform that the sections "Linguistic Studies" and "Literary Studies" remain with papers submission in a continuous flow.

 

1st four-month period, v. 18, n. 39 (May 2017) - Call for submissions: until 04/28/2017

Dossier: "CHALLENGES AND CONFLICTS IN THE INITIAL FORMATION OF THE LANGUAGE TEACHER"

Summary: In the last years, the Bachelor of Arts has provoked reflections that are both legal and theoretical order concerning to the initial formation of the language and literature teacher. In this perspective, it has been questioned: what theoretical-methodological and legal subsidies have been guaranteed to the professional of this area who will work both in elementary school (final years) and in high school? In order to open a space for reflections in this direction, this dossier proposes to join texts that reflect on the initial formation offered by Bachelor of Arts courses, considering the theoretical perspective that subsidizes the teacher formation, as well as the legal documents that guide/organize the course.

Keywords: Initial formation, Bachelor of Arts, pedagogical proposal, legal documents.

 

2nd four-month period, v. 18, n. 40 (August 2017) Call for submissions: until 07/31/2017

Dossier: "LITERARY, ARTISTIC AND CULTURAL EXPRESSIONS: MIGRATIONS AND DIASPORAS IN BRAZIL AND IN LATIN AMERICA"

Summary: The reflection on literary, artistic and cultural expressions of migrations and diasporas in Brazil and in Latin America is based on the conceptual formulations of postcolonial Latin American criticism. Walter Mignolo proposes the "decolonial option" - epistemic, theoretical and political – to understand and act in the world, marked by the permanence of global coloniality in the different levels of personal and collective life. There will be welcome contributions to literary production and other artistic languages, thought as means of reflecting on the social, aesthetic and ethical demands of peripheral and marginalized spaces in the context of global or cognitive capitalism.

Keywords: Literature, Artistic Languages, Migration; Diasporas; Coloniality; Postcoloniality; Geopolytics.

 

3rd four-month period, v. 18, n. 41 (December 2017) Call for submissions: until 11/20/2017

Dossier: CONTEMPORARY LANGUAGE THEORIES

This dossier opens spaces for the debate and problematizations about the relations between traditional grammar and other grammatical theories that emerged after it, in chronology of linguistic discipline, showing the problems from a continuous or discontinuous interpretation of History of linguistics. "The flow of linguistic theories over time sketches a framework in which continuities and discontinuities are revealed simultaneously, and apparently the historiographer has no choice but to choose one or the other."

Keywords: Epistemology of Linguistics; Traditional grammar; Contemporary linguistic theories; Overcoming; Ruptures.

The Editorial Staff of the journal Línguas&Letras thanks the entire academic community of Arts and related areas, which has honored this journal with papers, essays, interviews and translations of recognized interest for research in the areas of Literature, Linguistics, Arts and related areas.

Cordially,

Editorial Committee Línguas&Letras



 

CHIAMATA DI PUBBLICAZIONI: COMUNICATO SU LA EDIZIONE V. 18, n. 38, 39 e 40 (2017)

Cari lettori e autori,

Presentiamo le chiamate di pubblicazione della “Línguas&Letras” per 2017. A partire dal 2015, la rivista è diventata quadriennale. Questa nuova periodicità è dovuta alla qualità dei testi presentati alla rivista e approvati da revisori nel sistema doppio cieco e alle politiche di circulazione e difusione dalle indici nazionali ed internazionali. A partire dal numero speciale pubblicato nel 2016, con il dossier “Letteratura e decolonialità: sfide contemporanee”, gli articoli di “Línguas&Letras” hanno cominciato a includere il numero de DOI. Lo scopo è dare ampia visibilità ai resultati delle ricerche scientifiche, fondamentale agli studi perchè vengano a trasformarsi in sviluppo delle conoscenze e dialogo nel campo di Lettere e Linguistica.

Dunque, annunciamo i temi della sezione “Dossier” per l’anno 2017 e il calendario per la presentazione de testi. Comunichiamo que per le sezioni “Studi Linguistici” e “Studi Letterari” la rivista riceve proposte di articoli in flusso continuo.   

1º quadrimestre, v. 18, n. 39 (maggio 2017) – Chiamata di testi: fino a 28/04/2017

Dossier: “SFIDE E CONFLITTI NELLA FORMAZIONE INIZIALE DEL DOCENTE DE LETTERE”

Sommario: La laurea in Lettere ha generato, negli ultimi anni, riflessioni, sia de ordine giuridico sia nel campo teorico, sopra la formazione iniziale del insegnante di lingue e letteratura. In questa prospettiva, è stato interrogato: che fondamenti teorici, metodologici e legali sono stati concessi al professionista que lavorerà nella scuola primaria (ultimi anni) e nella scuola secondaria? Al fine di aprire uno spazio di riflessione in questa direzione, questo dossier si propone di riunire testi che riflettono sulla formazione iniziale offerta da corsi di laurea in Lettere, considerando il punto di vista teorico che fondamenta la formazione degli insegnanti, così come i documenti legali che guidano/organizzano il corso.

Parole chiave: FORMAZIONE INIZIALE, LAUREA IN LETTERE, PROPOSTE PEDAGOGICHE, DOCUMENTI LEGALI.

      

2º quadrimestre, v. 18, n. 40 (agosto 2017) – Chiamata di testi: fino a 31/07/2017

Dossier: “ESPRESSIONI LETTERARIE, ARTISTICHE E CULTURALI:  MIGRAZIONI E DIASPORE IN BRASILE E AMERICA LATINA”

Sommario: Le riflessioni sopra espressioni letterarie, artistiche e culturali delle migrazioni e diaspore in Brasile e in America Latina son basate in formulazioni concettuali della critica latino-americana postcoloniale. Walter Mignolo propone la “opcione decoloniale” – epistemica, teorica e politica – di comprendere e agire nel mondo, segnato dalla permanenza della colonialità globale a diversi livelli della vita personale e collettiva. Per il dossier sono attesi studi concentrati sulla letteratura e altri linguaggi artistici, concepiti come mezzi di rappresentazione che permettono di riflettere su questioni sociali, estetiche ed etiche da spazi periferiche e marginali nel contesto del capitalismo globale o conoscitivo.

Parole chiave: LETTERATURA, LINGUAGGI ARTISTICI, MIGRAZIONI; DIASPORE; COLONIALITÀ; POSTCOLONIALITÀ; GEOPOLITICHE.

 

3º quadrimestre, v. 18, n. 41 (dicembre 2017) – Chiamata di testi: fino a 20/11/2017

Dossier: “TEORIE LINGHISTICHE CONTEMPORANEE”

Sommario: Questo dossier apre spazio di discussione e problematizzazione sul rapporto tra grammatica tradizionale e altre teorie grammaticali successive, secondo la cronologia della disciplina linguistica, svelando i problemi derivati da una interpretazione continuista, o discontinuista, della storia linguistica. “Il flusso delle teorie linguistiche nel tempo delinea un quadro in cui continuità e discontinuità sono rivelate simultaneamente, e, a quanto pare, lo storiografo ha solo il suo arbitrio per decidere tra le due opzioni”.

Parole chiave: EPISTEMOLOGIA DELLA LINGUISTICA; GRAMMATICA TRADIZIONALE; TEORIE LINGUISTICHE CONTEMPORANEE; SUPERAZIONE; ROTTURE.

 

L’Equipe Direttiva della “Línguas&Letras” ringrazia la comunità accademica di Lettere e settori correlati, che ha prestigiato la rivista con articoli, saggi, interviste e traduzioni di interesse riconosciuto agli studi in Lettere, Linguistica, Arti e simili.

Cordiali saluti,

Comitato Direttivo della “Línguas&Letras”

 



 

LLAMADA DE PUBLICACIONES: PUBLICACIÓN COMUNICADO ACERCA DE LA EDICIÓN Vol. 18, nº 38, 39 y 40 (2017)

 

Prezados lectores y autores,

Presentamos las llamadas para publicación a la   Línguas&Letras para 2017. Desde 2015, la revista se convirtió en cuatrimestral. Esa nueva periodicidad ocurre debido a la calidad de los textos sometidos al periódico y aprobados por evaluadores en el sistema “doble ciego” y a las políticas de circulación y divulgación del periódico por los indexadores nacionales e internacionales. Desde el número especial publicado en 2016, con el dossier “Literatura y descolonialidad: desafíos contemporáneos”, los artículos de la Línguas&Letras pasaron a incluir el número DOI. El Propósito es dar amplia visibilidad a los resultados de los estudios científicos, aspecto fundamental para las investigaciones que resulten en avances de conocimiento y propicien el debate en el área de Letras y Linguística.

De este modo, anunciamos los temas de la sección “Dossier” para el  año de 2017 y respectivo calendario para sumisión. Informamos que permanecen las secciones “Estudios Linguísticos” y “Estudios Literarios”, con sumisión de artículos en flujo continuo. 

 

1º cuatrimestre, v. 18, n. 39 (mayo de 2017) - Llamada para sumisión: hasta 28/04/2017

Dossier: "DESAFÍOS Y CONFLICTOS EN LA FORMACIÓN INICIAL DEL PROFESOR DE LETRAS”

Ementa: La licenciatura en Letras ha provocado, en los últimos años, reflexiones de orden tanto legales cuanto teóricas, en lo que se refiere a la formación inicial del profesor de lenguas y de literatura. Desde esta perspectiva, se ha cuestionado: ¿que subsidios teórico-metodológicos y legales han sido garantizados al profesional del área que irá actuar tanto en la enseñanza fundamental (años finales) como en la enseñanza media? Con el intuito de abrir un espacio para reflexiones que van en esa dirección, este dossier se propone a reunir textos que reflejan sobre la formación inicial que se ofrece en la carrera de Letras, considerando la perspectiva teórica que subsidia la formación docente, así como los documentos legales que orientan/organizan la carrera.

Palabras clave: Formación inicial, Letras licenciatura, propuesta pedagógica, documentos legales.

2º cuatrimestre, v. 18, n. 40 (agosto de 2017) Llamada para sumisión: hasta 31/07/2017

Dossier: "EXPRESIONES LITERARIAS, ARTÍSTICAS Y CULTURALES: MIGRACIÓN Y DIÁSPORAS EN BRASIL Y EN LA AMÉRICA LATINA”

Ementa: La reflexión sobre expresiones literarias, artísticas y culturales de las migraciones y diásporas  en Brasil y en América Latina se pone en las formulaciones conceptuales de la crítica latinoamericana postcolonial. Walter Mignolo propone la “opción descolonial” – epistémica, teórica y política – para comprender y actuar en el mundo, marcado por la permanencia de la colonialidad global en los diferentes niveles de la vida personal  y colectiva. Son bienvenidas contribuciones que hagan referencia a la producción literaria y demás lenguajes artísticas, pensadas como medios que posibilitan reflejar sobre demandas sociales, estéticas y éticas de espacios periféricos y marginalizados en el contexto del capitalismo global o cognitivo.

Palabras clave: LITERATURA, LENGUAJES ARTÍSTICOS, MIGRACIONES; DIÁSPORAS; COLONIALIDAD; POSTCOLONIALIDAD; GEOPOLÍTICAS. 

3º Cuatrimestre, v. 18, n. 41 (diciembre de 2017) Llamada para sumisiones: hasta 20/11/2017

Dossier: TEORIAS LINGUÍSTICAS CONTEMPORANEAS

Este dossier abre espacios para el debate y problematización alrededor de las relaciones entre la gramática tradicional y  otras  teorías  gramaticales que emergieran en momento posterior a ella, en la cronología de la disciplina linguística, levantando los  problemas  decurrentes  de  una  interpretación continuista, o discontinuísta, de la historia linguística. “El flujo de las teorías linguísticas a lo largo del tiempo esboza un marco en que continuidades y discontinuidades se revelan al mismo tiempo, y, aparentemente, el historiógrafo no tiene su arbitrio para decidir por una u otra opción”.

Palabras clave: Epistemología de la Linguística; gramática tradicional; teorías linguísticas contemporáneas; superación; rupturas.

El Equipo Editorial de la Revista Línguas & Letras agradece a toda la comunidad académica de Letras y áreas afines, que tiene prestigiado este periódico con artículos, ensayos, entrevistas y traducciones de reconocido interés para la  investigación en las Áreas de Letras, Linguística, Artes y afines.

Cordialmente,

Comisión Editorial Línguas & Letras