CHAMADA DE PUBLICAÇÕES: COMUNICADO SOBRE A EDIÇÃO DO VOLUME 22 (2021)

Prezados leitores e autores,

 

Apresentamos as chamadas para publicação na Revista Línguas & Letras para 2021. A partir de 2015, a revista tornou-se quadrimestral. Essa nova periodicidade deve-se à qualidade dos textos submetidos ao periódico e aprovados por pareceristas no sistema duplo cego e às políticas de circulação e divulgação do periódico pelos indexadores nacionais e internacionais. A partir do número especial publicado em 2016, com o dossiê “Literatura e decolonialidade: desafios contemporâneos”, os artigos da Línguas&Letras passaram a incluir o  DOI. O propósito é dar ampla visibilidade aos resultados das investigações científicas, aspecto fundamental para que as pesquisas resultem em avanços de conhecimento e propiciem o debate nas áreas de Linguística, Literatura, Artes e afins.

 

Assim, anunciamos os temas da seção “Dossiê” para o ano de 2021 e respectivo calendário para submissão. Informamos que permanecem as seções “Estudos Linguísticos” e “Estudos Literários”, com submissão de artigos em fluxo contínuo.

 

 

1º QUADRIMESTRE, V. 22, N. 52 (MAIO DE 2021) - CHAMADA PARA SUBMISSÕES: ATÉ 31/03/2021

 

DOSSIÊ: ESTUDOS PÓS-COLONIAIS E DECOLONIAIS NA LITERATURA, NA CULTURA E NO ENSINO

O presente dossiê, proposto pela Associação de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais no ensino, na cultura e nas literaturas Su-Sul – PODES – tem o objetivo de incentivar, reunir e destacar textos que contribuam para a análise e no questionamento de posicionamentos normativos ou hegemônicos nos domínios da literatura, da cultura e do ensino, dentro de uma perspectiva pós-colonial e/ou decolonial. A crítica pós-colonial (Bhabha, Spivak, Fanon, Shohat, Mbembe, Hall, Kilomba, Glissant), bem como as atuais formações do pensamento latino-americano no campo decolonial (Mignolo, Grosfoguel, Palermo, Santiago, Lugones, Maldonado-Torres, Quijano, Walsh, Lander), abrem um terceiro espaço na interpretação e investigação da cultura, na discussão sobre a função da literatura e na busca de práticas pedagógicas que valorizam epistemologias pluriversais. Nesse sentido, o fluxo dos textos recebidos para o dossiê será direcionado para três sessões temáticas: a) - Análise e teoria pós-colonial; b) - A insurgência decolonial; c) - Abordagens críticas (pós-) decoloniais no ensino. Com a organização do dossiê, a PODES espera congregar as/os pesquisadoras/es interessadas/os da área e compartilhar suas pesquisas, promovendo, assim, possíveis adesões futuras e aprofundamentos teóricos mais consequentes.           

Organização do dossiê: Prof. Dr. Sebastião Marques Cardoso (PPGL/PPCL, UERN); Prof. Dr. Wanderlan Alves (PPGLI/UEPB); Profa. Dra. Lourdes Kaminski Alves (UNIOESTE); Prof. Dr. Marco Antonio Lima do Bonfim (MAIE/ MIHL, UECE).


DOSSIER:  POST-COLONIAL AND DECOLONIAL STUDIES IN LITERATURE, CULTURE AND EDUCATION

The current dossier proposed by the Associação de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais no ensino, na cultura e nas literaturas Sul-Sul - PODES - aims to encourage, gather and highlight texts that contribute to the analysis and questioning of normative or hegemonic positions in the fields of literature, culture and teaching, within a post-colonial and/or decolonial perspective. Post-colonial criticism (Bhabha, Spivak, Fanon, Shohat, Mbembe, Hall, Kilomba, Glissant), as well as the current formations of Latin American thinking in the decolonial field (Mignolo, Grosfoguel, Palermo, Santiago, Lugones, Maldonado-Torres , Quijano, Walsh, Lander), open a third space in the interpretation and investigation of culture, in the discussion on the role of literature and in the search for pedagogical practices that value pluriversal epistemologies. In this sense, the flow of texts received for the dossier will be directed to three thematic sections: a) - Post-colonial analysis and theory; b) - The decolonial insurgency; c) - Critical (post-) decolonial approaches to teaching. With the organization of the dossier, PODES hopes to bring together the researchers interested in the field and also share their research, thus promoting possible future adhesions and more consequent theoretical deepening.

Dossier’s organization: Professor Sebastião Marques Cardoso (PPGL/PPCL, UERN); Professor Wanderlan Alves (PPGLI/UEPB); Professor Lourdes Kaminski Alves (UNIOESTE); Professor Marco Antonio Lima do Bonfim (MAIE/ MIHL, UECE).


DOSIER: ESTUDIOS POSCOLONIALES Y DECOLONIALES EN LA LITERATURA, CULTURA Y ENSEÑANZA 

El presente dossier que propone la Asociación de Estudios Poscoloniales y Decoloniales en la Enseñanza, Cultura y Literaturas Sur-Sur (PODES) busca suscitar, reunir y dar visibilidad a estudios que contribuyan al análisis y cuestionamiento de posiciones normalizadas y hegemónicas en el ámbito de la literatura, cultura y enseñanza desde una perspectiva poscolonial y/o decolonial. La crítica poscolonial (Bhabha, Spivak, Fanon, Shohat, Mbembe, Hall, Kilomba, Glissant), así como las formaciones actuales del pensamiento latinoamericano en el marco decolonial (Mignolo, Grosfoguel, Palermo, Santiago, Lugones, Maldonado-Torres, Quijano, Walsh, Lander), promueven la apertura a un tercer espacio de interpretación e investigación de la cultura, de debate respecto de la función de la literatura y de búsqueda de prácticas pedagógicas que valoran a las epistemologías plurales. Desde dicho marco este dossier recibirá textos que se adscriban a una de sus tres secciones temáticas: a) análisis y teoría poscolonial; b) el alzamiento decolonial; y c) abordajes críticos poscoloniales o decoloniales en la enseñanza. Con el dossier la PODES quiere poner en contacto a investigadorxs interesadorxs por estos temas y compartir sus estudios, a la vez que busca impulsar a las adhesiones futuras y los nuevos aportes teóricos.

 Organizan el dossier: Prof. Dr. Sebastião Marques Cardoso (PPGL/PPCL, UERN), Prof. Dr. Wanderlan Alves (PPGLI/UEPB), Profa. Dra. Lourdes Kaminski Alves (UNIOESTE), Prof. Dr. Marco Antonio Lima do Bonfim (MAIE/ MIHL, UECE).