O ESTUDO DA LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DOS LETRAMENTOS: MANIFESTAÇÕES DA DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Palavras-chave:
Língua Inglesa, Letramento, Prática de EnsinoResumo
Este artigo objetiva refletir sobre o ensino de línguas na formação acadêmica, no curso de Licenciatura em Computação, na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Campus de Colider, realizada na Prática de Ensino de Língua Inglesa. Busca ilustrar a aproximação da realidade educativa com o uso da tecnologia através da Língua Inglesa, onde seus conhecimentos teóricos fundamentam práticas reais na construção de saberes necessários à formação de professores. Os procedimentos metodológicos contemplaram primeiramente uma pesquisa bibliográfica, na sequência, a apresentação de experiências pedagógicas do ensino de Língua Inglesa na Educação Superior e suas reflexões que compuseram uma pesquisa de campo. As práticas realizadas foram inseridas no Projeto de Extensão Formação Continuada dos Egressos e Licenciados do Departamento de Computação do Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider), localizado na região norte do Estado de Mato Grosso. A proposta interdisciplinar entre as Práticas de Ensino e o Projeto de Extensão foi desenvolver atividades que envolveriam observação e reflexão da realidade escolar, visando à atuação em situações contextualizadas, nesse caso a inserção dos jogos educativos na disciplina de Inglês Instrumental. Os dados arrolados indicaram que o conhecimento teórico-prático, na perspectiva dos letramentos, novos letramentos, multiletramentos e letramentos críticos, potencializa a qualidade na educação. Finalmente, é possível sinalizar que essa prática, enquanto componente curricular de um curso de licenciatura, ofereceu reflexões analíticas sobre o espaço educativo, utilizando os jogos como ferramenta para uma aprendizagem significativa. Isso evidencia a importância da relação teoria-prática à formação de professores. Deste modo, as Práticas de Ensino foram um espaço de práxis transformadora que buscou promover a autonomia e a preparação de professores crítico-reflexivos, comprometidos com o seu desenvolvimento profissional.
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