NOS DISCURSOS DOS JOVENS DE PERIFERIA: QUE EFEITOS DE SENTIDOS SÃO PRODUZIDOS NA LÍNGUA INGLESA?

Juliana Silva dos Santos, Paulo Peixoto de Albuquerque

Resumo

RESUMO: Esse estudo teve por objetivo verificar como a incidência da Língua Inglesa (LI) nos discursos de jovens em espaços não formais de educação possibilita a valorização individual e que efeitos de sentidos são produzidos na Língua Inglesa, permitindo algumas pistas para a educação formal. Para tanto, foram feitas observações participantes e aplicada uma entrevista semiestruturada com vinte e três jovens entre 13 a 25 anos, oriundos das regiões leste e nordeste de São Leopoldo/ RS, assistidos pela organização não governamental PROAME. A partir das observações participantes gravadas em áudio, foram retiradas sequências discursivas que foram analisadas a partir da Análise de Discurso francesa e de conceitos como língua, sujeito, formação discursiva e ideológica e condições de produção. Como resultados, constatamos: a) muitos jovens utilizam a LI para nomear, identificar produtos ofertados pelo mercado do consumo, nos espaços frequentados pelos seus pares; b) a reprodução do discurso pedagógico legitimado pela escola, o qual percebe a língua inglesa como necessidade básica para obtenção de um emprego; c) reprodução do discurso de mídia e de consumo; d) jovens deslocam sentidos tirando substantivos comuns para nomear objetos, nomeando-os com substantivos próprios, ou seja, por marcas e grifes dos produtos na LI. Como considerações finais percebemos que embora as línguas mesclem-se nos discursos dos jovens, muitas falhas no sistema de aprendizagem no período escolar foram identificados e isto fez com que esses jovens para sentirem-se incluídos numa língua estrangeira e na sociedade moderna, criassem diferentes repertórios de resposta como também, diferentes efeitos de sentidos para todo o universo vocabular da língua inglesa.

Palavras-chave:  análise do discurso; língua inglesa; educação

Palavras-chave

análise do discurso, língua inglesa, educação

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