A ESTÉTICA DA MORTE: REFLEXÕES SOBRE O SUICÍDIO HONROSO A PARTIR DOS TEXTOS DE MISHIMA

Autores

  • Alexandre Lúcio Sobrinho
Agências de fomento

Palavras-chave:

Yukio Mishima (1925 - 1970), Mar da Fertilidade, O Hagakure, A Ética dos Samurais e o Japão Moderno, Patriotismo, Bushidō.

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre a finalidade estética da vida de Yukio Mishima (1925 - 1970), pelo modo como a conduziu, e pelo modo como a conduziu em paralelo com sua carreira literária. Toda sua vida foi conduzida pela máxima de que “o caminho do samurai é a morte”, máxima aceita como uma verdade honrosa e patriótica. Para a confirmação dessa tese, foram selecionadas obras cujos personagens são samurais, como O Hagakure: A Ética dos Samurais e o Japão Moderno, bem como os textos em que o autor japonês reflete sobre o tema Bushidō (código de Ética Samurai), como Confissões de uma Máscara, obra algo autobiográfica, Sol e Aço, e a tetralogia Mar  da Fertilidade. Será dedicada uma atenção especial ao conto Patriotismo, de 1961, cujo enredo se concentra quase que única e exclusivamente no ritual do Seppuku (vulgarmente conhecido como Harakiri).

Downloads

Publicado

17-12-2014

Como Citar

SOBRINHO, A. L. A ESTÉTICA DA MORTE: REFLEXÕES SOBRE O SUICÍDIO HONROSO A PARTIR DOS TEXTOS DE MISHIMA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 30, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10206. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários