E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE: RELAÇÕES DIALÓGICAS EM UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA MARCA O BOTICÁRIO

Autores

  • Rosana Letícia Pugina
Agências de fomento

Palavras-chave:

dialogismo, propagandas, contos de fadas

Resumo

Para Bakhtin, a unidade textual acontece pelo amplo e complexo quadro de relações de valores humanos que presidem a atividade de produzi-la. Assim, o discurso é sempre resultado de entrecruzamentos com outros textos, daí o aspecto coletivo do “eu”, marcado por outras vozes que se mesclam no discurso. Com base nisto, o objetivo deste trabalho é desvendar o diálogo, concretizado na estilização, que a campanha publicitária escolhida mantém com alguns contos de fadas conhecidos. A fundamentação teórica serão as descobertas e reflexões de Bakhtin (1997; 1998; 2011) sobre o caráter dialógico da linguagem, e os estudos de pesquisadores da sua obra, tais como Brait (2005; 2010), Fiorin (2006a; 2006b), dentre outros. A metodologiade pesquisa consistiu,à luz do conceito bakhtiniano de dialogismo, na leiturae na busca das relações dialógicas entre os textos e dos traços estilísticos da propaganda em relação aos contos infantis.  Como resultado, alcançou-se a confirmação de que a propaganda é sempre memória de outros textos pelo seu caráter intertextual e interdiscursivo. Assim, quando o emissor criou a campanha a partir de vozes já conhecidas, despertou expectativa no receptor, com o qual travará um diálogo que, consequentemente, gerará uma réplica. No caso, o interesse do receptor pelo produto anunciado.

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Publicado

20-07-2015

Como Citar

PUGINA, R. L. E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE: RELAÇÕES DIALÓGICAS EM UMA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA MARCA O BOTICÁRIO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 16, n. 32, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10231. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DOS DISCURSOS: GESTOS ANALÍTICOS DE DIFERENTES MATERIALIDADES DISCURSIVAS