O TRABALHO COM PROJETOS DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Caroline Scheuer Neves
  • Janaína Vianna da Conceição
  • Bruna Sommer Farias
Agências de fomento

Palavras-chave:

formação docente, projeto de aprendizagem, gênero discursivo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre as possíveis implicações que o trabalho por projetos pode trazer para a formação de professores a partir da apresentação de uma proposta de projeto de aprendizagem que focaliza o gênero poema e que está voltado para as disciplinas de Língua Portuguesa e de Literatura de séries finais de ensino fundamental. Primeiramente, apresentamos as concepções teóricas que subjazem à proposta do projeto de aprendizagem e à discussão sobre suas possíveis implicações para a formação de professores. Para tanto, apresentamos e discutimos os conceitos de uso da linguagem (CLARK, 2000), gênero do discurso (BAKHTIN, 2003), projeto de aprendizagem (HERNÁNDEZ, 2004; LEITE; MENDES, 2004; SCHLATTER; GARCEZ, 2012) e formação docente (NÓVOA, 1992). Em seguida, tratamos de modo mais aprofundado do projeto elaborado com base nas concepções teóricas apresentadas, justificando a escolha pela sua temática – vida urbana e pelo seu gênero estruturante – poema – e elucidando seus objetivos e possíveis produções finais.  A partir disso, expomos e analisamos as suas diferentes etapas. Considerando as discussões acerca das concepções teóricas utilizadas e do projeto, tratamos, então, sobre como essa forma de trabalho em sala de aula pode influenciar a formação do professor, mais especificamente como o eixo uso-reflexão-uso e o conceito de gênero do discurso podem trazer implicações para a formação docente, bem como discutimos sobre alguns dos papeis do professor que trabalha com projetos de aprendizagem. Dessa maneira, procuramos trazer à tona uma reflexão e discussão que elucidam a questão do desenvolvimento de projetos de aprendizagem em sala de aula e da sua influência na formação e na atuação do professor, levando em conta que essa forma de trabalho parte de determinadas concepções em relação ao que se entende por linguagem, ensino e aprendizagem, projeto de aprendizagem, gênero discursivo e papeis do professor. 

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Publicado

10-02-2015

Como Citar

NEVES, C. S.; DA CONCEIÇÃO, J. V.; FARIAS, B. S. O TRABALHO COM PROJETOS DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Línguas & Letras, [S. l.], v. 15, n. 31, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/10618. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO: ESTUDOS E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUAS