O CADERNO FOLHA CIDADES DA FOLHA DE LONDRINA: O CONTEXTO DE PRODUÇÃO

Autores

  • Gabriela Martins Mafra
  • Eliana Merlin Deganutti de Barros
Agências de fomento

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo. Gêneros jornalísticos. Contexto de produção.

Resumo

Este trabalho é fruto de resultados obtidos no desenvolvimento do projeto de pesquisa “Gêneros da mídia jornalística como objetos de transposição didática externa”, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CCP). Tem como eixo de estudo os gêneros do jornal e sua utilização como objeto do letramento escolar. Para esse trabalho seguimos teoricamente os estudos desenvolvidos pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), o qual sistematiza categorias para a análise das práticas de linguagem materializadas em textos e nos dá respaldo epistemológico para o desenvolvimento da pesquisa. Metodologicamente, a investigação conta com quatro etapas: 1) estudo bibliográfico da esfera jornalística e dos gêneros do jornal; 2) entrevista com a Folha de Londrina; 3) identificação dos gêneros que compõem o CFC; 4) descrição do CFC com base em uma categoria de análise do ISD: o contexto de produção. O objetivo é apresentar parte de um modelo teórico do Caderno Folha Cidades (CFC) da Folha de Londrina.  Os resultados mostram a importância desse Caderno como objeto do letramento local, pois ele é voltado para temáticas da região de Londrina e serve como guia para a população local se informar dos eventos e acontecimentos de sua região. Almejamos expor um panorama contextual do CFC, a fim de fomentar pesquisas voltadas aos gêneros jornalísticos por um viés sociodiscursivo.

PALAVRAS-CHAVE: Interacionismo Sociodiscursivo. Gêneros jornalísticos. Contexto de produção.


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Publicado

31-05-2016

Como Citar

MAFRA, G. M.; DEGANUTTI DE BARROS, E. M. O CADERNO FOLHA CIDADES DA FOLHA DE LONDRINA: O CONTEXTO DE PRODUÇÃO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 17, n. 35, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11213. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos