UMA AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA INTERCULTURAL DE PROFESSORES LUSÓFONOS
Palavras-chave:
Programas de mobilidade. Interculturalismo. Cultura.Resumo
Programas de mobilidade internacional e redimensionamentos curriculares destacam-se como as mais frequentes práticas de desenvolver a competência comunicativa intercultural dos estudantes, visando ao respeito da diversidade em sua alteridade. Para o professor em formação inicial e continuada, trata-se de se formar para lidar com crianças, adolescentes e jovens adultos, que dão forma aos crescentes fluxos migratórios ao redor do mundo. Interessados no perfil docente de professores de língua portuguesa para uma educação intercultural, abordamos os profissionais de nacionalidade angolana presentes no Fórum Juventude Europa – Lusofonia, em sua edição de Coimbra 2014. Com uma metodologia alinhada à proposta de Schaefer (2014), avaliamos as habilidades de Descoberta de Conhecimento, Empatia, Respeito ao Outro, Tolerância à Ambiguidade, Flexibilidade Comportamental e Consciência Comunicativa. Neste artigo, apresentamos e discutimos os achados do grupo de professores de Angola, à luz da literatura dos estudos culturais, dando relevo à competência comunicativa intercultural. As considerações que nos permite a análise são em torno dos limites reais dos sujeitos – neste caso professores em formação e em atuação – de significarem a natureza simbiótica da relação entre eles mesmos, os outros e o mundo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.