OS RITUAIS SIMBÓLICOS NA LÍRICA DE ADÉLIA MARIA WOELLNER

Autores

  • Clarice Braatz Schmidt Neukirchen
  • Antonio Donizeti da Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v8i15.1147

Resumo

A presente investigação tem como objetivo tecer considerações acerca da presença dos rituais simbólicos na lírica da poeta curitibana Adélia Maria Woellner. A opção pelas obras de Woellner justifica-se pela relevância da obra da autora no quadro mais amplo da literatura paranaense e brasileira, além do reconhecimento que sua obra tem atingido no exterior. Serão analisados poemas em que se nota a presença de mitos, imagens e símbolos de povos distintos, como, por exemplo, da cultura judaica, grega e chinesa, buscando demonstrar a influência da memória mítica no fazer poético de Woellner, a partir dos mitemas presentes nos poemas e por meio das imagens e símbolos utilizados na construção poética, salientando que também a retomada dos mitos antigos apresenta-se como uma forma de rememoração do passado. Visa-se, ainda, observar como o tema da memória, na lírica woellneriana, encontra-se ligado à representação simbólica, ou seja, a influência que a memória exerce sobre as imagens e símbolos, alguns de caráter universal, dos quais a poeta se utiliza. A presente pesquisa bibliográfica está embasada na Teoria do imaginário, na Sociologia e na Mitocrítica, amparando-
se na perspectiva teórica de autores como Mircea Eliade, Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Octavio Paz, e Chevalier & Gheerbrant.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

NEUKIRCHEN, C. B. S.; CRUZ, A. D. da. OS RITUAIS SIMBÓLICOS NA LÍRICA DE ADÉLIA MARIA WOELLNER. Línguas & Letras, [S. l.], v. 8, n. 15, p. p. 81–96, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v8i15.1147. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/1147. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Poética, Mito e Imaginário