INTERDISCURSO, PRÉ-CONSTRUÍDO E EFEITOS DE SENTIDO NA PUBLICIDADE

Alex Araujo Carmo

Resumo

Este estudo é resultante de observações e reflexões que não são, e nem pretendem ser, oriundas de uma única área do conhecimento científico, ou de certos conjuntos determinados de disciplinas orientadas por um campo específico do saber. Aqui, cinco pontos (embora díspares) se cruzam e se completam na questão da (re)produção de práticas discursivas publicitárias.  Os dois primeiros tratam dos encaminhamentos e percursos teóricos relativos ao desenvolvimento de conceitos fundamentais da Análise de Discurso de linha francesa. O terceiro ponto busca fazer uma aproximação teórica entre questões do discurso e de técnicas de redação publicitária. Na sequência, a partir de um estudo de caso particular, são tecidas algumas análises discursivas. E, por fim, na seção Apontamentos sobre Redação Publicitária a partir do discurso, apresenta-se um conjunto de considerações a respeito da problemática de se compreender a redação publicitária enquanto prática discursiva a partir da perspectiva da teoria materialista do discurso.

Palavras-chave

Discurso, Sujeito, Redação Publicitária, Práticas Discursivas

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