PUBLICIDADE INFANTIL NA FAMÍLIA: UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA DE RECEPÇÃO

Autores

  • Luciane Cristina Eneas Lira
Agências de fomento

Palavras-chave:

publicidade infantil, recepção, avaliatividade

Resumo

Este artigo visa contribuir para a compreensão da recepção da publicidade destinada a crianças, nas famílias brasileiras. O tema da publicidade infantil tem ganhado relevância nos últimos anos devido aos movimentos civis em prol da regulamentação da publicidade para crianças no Brasil. Tendo em vista os diversos interesses em jogo, o assunto tem sido alvo de discussões e polêmicas. O objetivo deste trabalho é, portanto, contribuir para o debate, de modo a compreender a recepção da publicidade infantil na dinâmica familiar. Optou-se aqui pelo foco no olhar de mães e pais. Foram analisadas quatro entrevistas semiestruturadas destinadas a mães e pais de crianças com idade entre seis e 10 anos, realizadas em duas escolas do Distrito Federal. A categoria de avaliatividade foi a considerada para análise de posições, comportamentos e sentimentos presentes nos discursos dos pais. As reflexões pautaram-se na Análise de Discurso Crítica e revelaram que a publicidade para crianças tem sido responsável por certa desarmonia no ambiente familiar, ao mesmo tempo em que reforça tradicionais papéis de atores sociais.

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Publicado

16-12-2015

Como Citar

LIRA, L. C. E. PUBLICIDADE INFANTIL NA FAMÍLIA: UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA DE RECEPÇÃO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 16, n. 34, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11721. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DOS DISCURSOS: GESTOS ANALÍTICOS DE DIFERENTES MATERIALIDADES DISCURSIVAS