FÓRUNS DE DISCUSSÃO VIRTUAL: FERRAMENTA DE ESTÍMULO À INTERAÇÃO E À REFLEXÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Autores

  • Cristiane Perine
  • Fernanda Ribas
Agências de fomento

Palavras-chave:

crenças, reflexão, fóruns de discussão

Resumo

As decisões e abordagens utilizadas pelo professor em sala de aula são guiadas por suas crenças sobre o que significa ensinar e aprender, construídas ao longo de sua história como aluno e docente. Entretanto, somente as experiências vivenciadas pelo professor não garantem seu desenvolvimento profissional (CELCE-MURCIA, 2001). O engajamento do professor em um processo de reflexão sobre suas crenças e práticas pedagógicas, que leve à construção e reconstrução de sentido quanto ao seu fazer e sobre a sala de aula, é essencial para seu desenvolvimento, para que se torne um agente de reflexão. Considerando a importância da reflexão na formação do professor, neste artigo, enfatizamos o potencial de fóruns de discussão virtual, no sentido de fomentar o compartilhamento e a reflexão de crenças e práticas de alunas da pós-graduação (professoras de línguas) sobre o processo de ensino e aprendizagem de línguas a partir de situações de interação. Por meio de orientação e reflexão online e offline, as alunas puderam partilhar experiências sobre ensino e aprendizagem, bem como discutir sobre suas crenças e as crenças das colegas. Os resultados deste trabalho apontam que conhecer e interpretar as crenças de professores pode ser um caminho rumo à transformação do trabalho docente por meio de uma prática reflexiva. Ressaltam ainda que o uso de fóruns de discussão virtual como ferramenta pedagógica pode contribuir nessa direção.

Downloads

Publicado

31-05-2016

Como Citar

PERINE, C.; RIBAS, F. FÓRUNS DE DISCUSSÃO VIRTUAL: FERRAMENTA DE ESTÍMULO À INTERAÇÃO E À REFLEXÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 17, n. 35, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11724. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos