PROPAGANDA EDUCACIONAL NO YOUTUBE: UMA ANÁLISE DISCURSIVA
Palavras-chave:
Propaganda educacional, cenografia, ethos.Resumo
A internet tem sido um suporte cada mais importante para a publicidade de produtos variados. Assiste-se à proliferação de publicidades educacionais no youtube, visando à adesão de um público que almeja cursar uma universidade. Assim, o discurso publicitário recorre a estratégias linguístico-imagéticas cada vez mais eficazes. A imagem construída no discurso constitui uma dessa estratégias. Por conseguinte, neste trabalho, objetivamos analisar o ethos que emerge das cenografias construídas em publicidades educacionais no youtube. Para tanto, analisamos cinco vídeos voltados para jovens pré-universitários, adotando como pressupostos teóricos da Análise do Discurso (AD) de orientação francesa, com base nas pesquisas de Maingueneau sobre as cenas da enunciação. As análises revelaram a variação das topografias e das cronografias que caracterizam as cenografias, vinculadas ao quadro cênico do discurso publicitário educacional no youtube. Por conseguinte, com base nas cenas da enunciação, verificamos a construção de um ethos corajoso, valente, desafiador, entre outros.
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