A PESSOA IDOSA EM DUAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Autores

  • Adélli Bortolon Bazza
  • Akisnelen de Oliveira Torquette
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Palavras-chave:

interação, publicidade, idoso.

Resumo

As propagandas são um gênero discursivo que têm a função de divulgar uma marca, produto ou serviço atraindo investidores e/ou clientes. Suas estratégias de constituição são as mais variadas: vão do humor à polêmica. Essa característica permite que cada propaganda atinja o público de uma maneira diversa, gerando empatia, movimentando comentários, discussões etc. Em decorrência dessa relevância social, este trabalho tem como objetivo analisar duas peças publicitárias das sandálias Havaianas, veiculadas na televisão e na internet, nos meses de agosto e setembro de 2009. Tais peças tinham como personagem principal uma idosa: (i) na primeira em situação de interação com sua neta; e (ii) na segunda com o espectador. Nesta última, alude-se à resposta dada pelo público sobre o conteúdo da primeira peça. O interesse por essas peças está relacionado a essa polêmica gerada acerca da personagem idosa e seu discurso. A partir da perspectiva interacionista, embasada nos pressupostos teóricos de Bakhtin e de seu Círculo, propõe-se analisar o processo discursivo instaurado pela enunciação dessas peças de modo a descrever elementos arraigados no conhecimento social compartilhado acerca da pessoa idosa. Para tanto, foram mobilizados os conceitos de dialogismo, interação e conceitosaxiológicos do discurso. A análise das peças demonstra que a representação do idoso como interlocutor responsávelpor um discurso mais liberal sobre a vida afetiva e sexual ainda não faz parte do horizonte social do público brasileiro. Sua aparição gera o diálogo com o público (ainda que para receber críticas) que interessa à marca nessa situação de interação.  

Downloads

Publicado

20-07-2015

Como Citar

BAZZA, A. B.; TORQUETTE, A. de O. A PESSOA IDOSA EM DUAS PEÇAS PUBLICITÁRIAS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 16, n. 32, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/11900. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DOS DISCURSOS: GESTOS ANALÍTICOS DE DIFERENTES MATERIALIDADES DISCURSIVAS