ANÁLISE DO GÊNERO DISCURSIVO TIRAS EM QUADRINHOS A PARTIR DO MÉTODO SOCIOLÓGICO DE BAKHTIN

Autores

  • Dayse Grassi Bernardon
  • Terezinha da Conceição Costa-Hübes
  • Poliana Sella
Agências de fomento

Palavras-chave:

Gêneros discursivos, Método Sociológico, Estudo da língua.

Resumo

O trabalho com tiras em quadrinhos em sala de aula para o ensino de língua requer conhecimentos científicos que deem conta de subsidiar o entendimento da linguagem como de natureza sócio-histórica, constituída nos entrelaçamentos interativos e discursivos veiculados socialmente. Para isso, objetivamos, neste artigo, apresentar o gênero discursivo tira em quadrinhos, a fim de analisá-lo a partir do Método Sociológico proposto por Bakhtin, que aponta o conteúdo temático, a construção composicional e o estilo como elementos para o estudo da língua. Para fundamentarmos teoricamente nosso trabalho, além de Bakhtin (1998, 2000) e Bakhtin/Volochinov (2004), abordaremos autores como Brait (2013); Silveira, Rohling e Rodrigues (2012), dentre outros.

Downloads

Publicado

31-05-2016

Como Citar

BERNARDON, D. G.; COSTA-HÜBES, T. da C.; SELLA, P. ANÁLISE DO GÊNERO DISCURSIVO TIRAS EM QUADRINHOS A PARTIR DO MÉTODO SOCIOLÓGICO DE BAKHTIN. Línguas & Letras, [S. l.], v. 17, n. 35, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/12063. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos