AS CONCEPÇÕES DE ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A ESCRITA COMO CONSEQUÊNCIA COM NUANCES DE DOM

Autores

  • Mércia Gláucia Alves Santos Castro
  • Ângela Francine Fuza
Agências de fomento

Palavras-chave:

Produção textual, Livro didático, Concepções de escrita

Resumo

Os comandos de produção textual de uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa (6.º ao 9.º anos) foram analisados, a fim de verificar a concepção de escrita que norteia o trabalho com essa prática em sala de aula. Para tanto, o estudo está pautado na Linguística Aplicada, na visão teórica de Geraldi (1996) e de Fiad e Mayrink-Sabison (1994) e metodológica de Sercundes (1997). As análises e a sistematização dos dados possibilitaram evidenciar as concepções de escrita como trabalho, escrita como consequência e escrita como consequência com nuances de dom, sendo que, neste artigo, apresentam-se os comandos pautados nesta última, haja vista a recorrência com que foi utilizada nas atividades. Diante disso, os resultados apontam que os comandos da coleção, pautados na concepção de escrita como consequência com nuances de dom, promovem o diálogo entre duas concepções pré-definidas por Sercundes (1997): escrita como dom e como consequência, evidenciando o seu imbricamento para a efetivação da atividade de produção. Ademais, as escritas são frutos de atividades realizadas previamente, ao mesmo tempo em que ao aluno é solicitado utilizar a imaginação, o seu dom de escrita no momento da produção, não se configurando condições reais de produção escrita aos estudantes.

Downloads

Publicado

02-09-2016

Como Citar

CASTRO, M. G. A. S.; FUZA, Ângela F. AS CONCEPÇÕES DE ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A ESCRITA COMO CONSEQUÊNCIA COM NUANCES DE DOM. Línguas & Letras, [S. l.], v. 17, n. 37, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/12300. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos da Linguagem