ANA EM VENEZA: A DÚVIDA E O EXÍLIO COMO FORÇA MOTRIZ DA ARTE

Autores

  • Diogo Nascimento
  • Vanderléia Oliveira
Agências de fomento

Palavras-chave:

Narrativa de extração histórica, Ana em Veneza, João S. Trevisan

Resumo

Este trabalho objetiva a abordagem do romance Ana em Veneza (1994), de João Silvério Trevisan, levando em consideração as discussões em torno de cultura/identidade nacional e de exílio que se dão a partir do personagem Alberto Nepomuceno. Desse modo, são discutidas as impressões de um personagem que se vê diante de dilemas identitários, entre uma cultura ocidental dominante – a europeia – e a suas raízes cujo caráter é multiculturalista e multifacetado, bem como, ao abordar a questão do exílio na obra, esse dilema torna-se ainda mais evidenciado. Para tanto, como base teórica, serão utilizados estudos sobre narrativas de extração histórica, tendo em vista o resgate histórico e biográfico presente na obra.

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Publicado

14-12-2015

Como Citar

NASCIMENTO, D.; OLIVEIRA, V. ANA EM VENEZA: A DÚVIDA E O EXÍLIO COMO FORÇA MOTRIZ DA ARTE. Línguas & Letras, [S. l.], v. 16, n. 33, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/12304. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários