A PRESSUPOSIÇÃO NOS ENUNCIADOS INTERROGATIVOS DO DISCURSO DE SALA DE AULA

Autores

  • José Carlos Lima dos Santos
Agências de fomento
capes

Palavras-chave:

Par pergunta-resposta, Pressuposição, Discurso de Sala de aula.

Resumo

Este estudo tem como objetivo fazer uma análise linguística, em uma perspectiva semântico-discursiva, dos pressupostos que são codificados no par pergunta-resposta (P-R) no discurso de sala de aula, nos termos de Ducrot (1987), Levinson (1983),Moura (2006). Para isso, são feitas uma análise e uma descrição dos enunciados interrogativos, qualitativamente, por meio dos dados que fazem parte do corpus O Estudo da Interação Discursiva em aulas do ensino fundamental (Cf. Santos, 2002), constituído por dez aulas gravadas, no sentido de identificar os contextos interrogativos em que são codificados os pressupostos; e a relação que estes estabelecem com as atividades desenvolvidas em sala de aula. Os resultados evidenciam que os pressupostos codificados nas perguntas estão relacionados com a estruturação do discurso, no que diz respeito a retomar informações dadas, projetar o tópico que vai ser desenvolvido e estabelecer contato com os alunos por meio da interatividade.

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Publicado

02-09-2016

Como Citar

DOS SANTOS, J. C. L. A PRESSUPOSIÇÃO NOS ENUNCIADOS INTERROGATIVOS DO DISCURSO DE SALA DE AULA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 17, n. 37, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/12884. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos