Formulação e memória na trama discursiva da antologia de ensaios Nenhum Brasil existe: Antônio Cândido como discurso fundador na construção da memória crítico-literária nacional

Autores

  • DIAS, Luciana C. Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v1i1.1305

Resumo

RESUMO: Tendo como ponto de partida a organização discursiva da antologia de ensaios Nenhum Brasil existe, organizada por João Cezar de Castro Rocha, buscarei examinar as marcas de heterogeneidade no tocante à voz de Antonio Candido, no ensaio introdutório da antologia. Para tanto, levei em conta o conceito de discurso fundador (ORLANDI, 2003), na medida em que os dizeres fundadores de Candido na ensaística brasileira se constituem como processos de produção de sentidos que possibilitam o surgimento de outros processos discursivos em relação ao Brasil e à identidade nacional, na tensão entre repetição e deslocamento.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

FERREIRA, D. L. C. Formulação e memória na trama discursiva da antologia de ensaios Nenhum Brasil existe: Antônio Cândido como discurso fundador na construção da memória crítico-literária nacional. Línguas & Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p. 35–52, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v1i1.1305. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/1305. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

I - Confluências da Literatura, História, Memória e Sociedade