PRODUÇÃO DE TEXTOS E A SALA DE AULA: UM OLHAR PARA A ESCOLA PÚBLICA

Aparecida Feola Sella, Renan Paulo Bini, Vanessa Raini de Santana, Sofia Cristina Alexius

Resumo


Por meio de projetos vinculados ao Procad/Unioeste/UFSC, com apoio da Capes, do CNPq e também da Fundação Araucária, foram desenvolvidos estudos sobre produção escrita no ensino fundamental. Para este artigo, apresenta-se estudo sobre as conjunções como elementos orientadores de ponto de vista. São relatadas etapas do projeto, principalmente relacionadas à leitura do texto de apoio e ao exercício de que tipo de posicionamento foi projetado no processo de escolha das conjunções coordenativas. As redações selecionadas para este trabalho revelam determinadas estratégias argumentativas que atuam como exercício do posicionamento do autor do texto diante da compreensão de como lidar com a escrita, considerando-se temática compatível com a realidade de seu cotidiano.


Palavras-chave


Texto; Argumentação; Ensino Fundamental.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais



Revista Línguas & Letras


e-ISSN: 1981-4755 — ISSN: 1517-7238

Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Cascavel
Programa de Pós-Graduação em Letras 

Rua Universitária, 2069 - Jardim Universitário
Cascavel – Paraná - CEP: 85819-110

| revistalinguaseletras@gmail.com |