O PARANÁ NO GUIA TURÍSTICO: UMA ANÁLISE DE MARCADORES CULTURAIS

Autores

  • Rosemary Irene Castañeda Zanette
Agências de fomento

Palavras-chave:

Tradução, Marcadores Culturais, Guia Turístico

Resumo

Ainda nos dias de hoje, com o acesso a informações por meio da internet ou até mesmo de aplicativos no celular, o mercado de guias turísticos impressos, como forma de divulgar destinos, continua em funcionamento. Em âmbito mundial, uma das editoras mais reconhecidas é a Lonely Planet, com publicações sobre os mais variados destinos, em até 11 línguas, comercializadas em várias partes do mundo. Um de seus temas é o Brasil. Foram selecionados, os títulos Brazil (2013), em português, Brasil (2014) e no guia em italiano, Brasile (2014). Os manuais foram analisados em pesquisa de pós-doutorado intitulada, “Análise de guias turísticos sobre o Brasil à luz dos Estudos da Tradução Baseados em Corpus”. No entanto, os capítulos analisados são apenas os que compõem a região Sul do Brasil, ou seja, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O objetivo foi analisar os marcadores culturais de maior chavicidade, presentes nesses e suas respectivas traduções nos guias em português e em italiano. No entanto, para esse artigo foram selecionados apenas os capítulos referentes ao Paraná. Como base teórica, apoiou-se na Linguística de Corpus (Berber Sardinha, 2004), nos Estudos da Tradução Baseados em Corpus (BAKER, 1993, 1995, 1996, 1999, 2000; CAMARGO, 2005, 2007a, 2007b), bem como os estudos sobre marcadores culturais (AUBERT, 1981, 1995, 2006). Notou-se que mesmo no corpus da língua fonte houve muitos marcadores em língua portuguesa, tais como “Curitiba” e “Iguaçu”, já que os topônimos são bastante frequentes nesse gênero textual.

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Publicado

11-11-2016

Como Citar

CASTAÑEDA ZANETTE, R. I. O PARANÁ NO GUIA TURÍSTICO: UMA ANÁLISE DE MARCADORES CULTURAIS. Línguas & Letras, [S. l.], v. 17, n. 37, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/15527. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos