DILEMAS DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA (EN)(DE)FORMADO EM FRANQUIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE SEU PRÓPRIO PLANEJAMENTO

Autores

  • BEZERRA, Daniella de Souza

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v9i16.1712

Resumo

Neste artigo, fazemos uma análise do material didático e dos depoimentos em blogs de um professor que trabalhou em dois diferentes loci de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa: 1) franquia tradicional de ensino de Inglês (TWAIN’S); e 2) curso não-franqueado próprio (FOX’S). O objetivo é o de suscitar uma reflexão no tocante à dimensão do planejamento e à importância da intervenção da abordagem de ensinar do professor e da abordagem de aprender dos alunos na operacionalização dessa etapa tanto em escolas de idiomas franqueadas como nas não-franqueadas. Ademais, a fim de melhor validar os dados, entrevistamos dois outros professores
que trabalharam nesses loci. Os resultados da análise evidenciaram a dificuldade que o professor pesquisado teve ao implementar seu próprio planejamento em FOX’S, em razão da sua total marginalização em TWAIN’S. As implicações dessas evidências (re)acendem a necessidade de empoderar a abordagem de ensinar do professor e a abordagem de aprender dos alunos, a fim de singularizar e otimizar as decisões e ações a serem tomadas para cada (sala de) aula de língua estrangeira.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DANIELLA DE SOUZA, B. DILEMAS DE UM PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA (EN)(DE)FORMADO EM FRANQUIA NA IMPLEMENTAÇÃO DE SEU PRÓPRIO PLANEJAMENTO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 9, n. 16, p. p. 137–155, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v9i16.1712. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/1712. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Um Olhar na Língua Estrangeira