“A JOURNEY TO A STAR”: REFLETINDO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM CARMEN MIRANDA COMO UM ÍCONE BRASILEIRO/LATINO NOS EUA

Autores

  • Sônia Melo de Jesus Ruiz Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Agências de fomento

Palavras-chave:

Carmen Miranda, imigrantes Latinas, consumo cultural

Resumo

O artigo descreve a ascensão meteórica de Carmen Miranda como artista de sucesso nos EUA no final da década de 30 e na década 40, analisando não só as condições em que essa jornada para o estrelato se deu, mas seu impacto na construção de Miranda como um ícone brasileiro nos Estados Unidos. A partir das teorias de Francesco Alberoni (1962) e Richard Dyer (1998) sobre estrelato, Carmen Miranda é analisada como um texto em aberto, um fato social, e é estudada sob os aspectos de sua significação ideológica num período histórico que promoveu a conhecida “Política da Boa Vizinhança”, na qual interessava aos EUA consumir a América Latina e sua cultura. Por meio da análise de diversos jornais de grande circulação nos EUA, percebe-se que a artista imigrante se integra ao modelo americano pós-colonial de consumo cultural latino-americano nas suas inúmeras apresentações artísticas no palco e fora dele, ditando moda e sendo referência de estilo. Mas é também por este modelo consumida, perdendo sua expressão nacional brasileira e vindo a ser entendida como uma figura híbrida e pan-étnica que anos mais tarde seria chamada de “Latina”.

Biografia do Autor

Sônia Melo de Jesus Ruiz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora adjunta do departamento de Línguas e Literatura (Inglês) da UERJ. Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal Fluminense (2000), História pela UNIVERSO (2009), mestrado em American Studies pela University of Massachusetts, Boston (2002 - bolsista da Fulbright) e doutorado em Letras (UFF, 2009). 

Downloads

Publicado

12-09-2017

Como Citar

MELO DE JESUS RUIZ, S. “A JOURNEY TO A STAR”: REFLETINDO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM CARMEN MIRANDA COMO UM ÍCONE BRASILEIRO/LATINO NOS EUA. Línguas & Letras, [S. l.], v. 18, n. 40, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20170018, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/17167. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários