Diálogos Possíveis no Âmbito da Pluralidade Linguística e da Educação Intercultural

Autores

  • Neiva Maria Jung
  • Kátia Roseane Cortez dos Santos
Agências de fomento

Palavras-chave:

Diversidade linguística, Plurilinguismo, Interculturalidade.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estabelecer um diálogo entre o material Português: um nome, muitas línguas, produzido no âmbito no programa Salto para o futuroe os conceitos de plurilinguismo, interculturalidade, preconceito linguístico (MAHER, 2007; ALTENHOFEN, 2013;CAVALCANTI,2015; dentre outros citados neste estudo),propondo articular a pedagogia do plurilinguismo (ALTENHOFEN; BROCH, 2011) e interculturalidade crítica (WALSH, 2009; MIGNOLO, 2008; MAHER, 2007) para uma visão ampliada de educação linguística (CAVALCANTI, 2015) no Brasil.Assim como no material analisado neste artigo, queremos problematizar o conceito de língua padronizada (MILROY, 2011) e as consequências dessa padronização para o ensino e para a cidadania. Em termos de resultados, apontamos para a necessidade de um diálogo mais intenso da academia com os educadores a fim de reconhecer os conceitos de língua dos alunos, professores e demais agentes educacionais, e a partir desse diálogo pensar em uma pedagogia do plurilinguismo articulada à interculturalidade crítica.

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http://dx.doi.org/10.5935/1981-4755.20170030

Biografia do Autor

Neiva Maria Jung

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá, atuando no curso de Licenciatura em Letras e no Mestrado em Letras. Desenvolve pesquisas sobre leitura e escrita na perspectiva do letramento. Suas pesquisas têm suporte teórico no letramento compreendido como prática social e em dois construtos teóricos sobre interação social: a Sociolinguística Interacional e a Análise da Conversa Etnometodológica. Tem orientado também pesquisas sobre processos de construção identitária, principalmente aqueles relacionados a questões de gênero social e comunidades multilíngues.

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Publicado

29-12-2017

Como Citar

JUNG, N. M.; DOS SANTOS, K. R. C. Diálogos Possíveis no Âmbito da Pluralidade Linguística e da Educação Intercultural. Línguas & Letras, [S. l.], v. 18, n. 41, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20170030, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/17357. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos