A Essência Infantil Resgatada: Uma Leitura do Conto “Mentira De Amor”, de Ronaldo Correia de Brito

Autores

  • Érica Alves Rossi UFMS - Três Lagoas
  • Kelcilene Grácia-Rodrigues UFMS - Três Lagoas
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ronaldo Correia de Brito, Regionalismo, Segunda história.

Resumo

O artigo faz uma análise do conto “Mentira de amor”, do escritor Ronaldo Correia de Brito, publicado no livro Faca (2003). Baseando-se na concepção de Piglia (2004) de que todo conto engendra duas histórias, o estudo visa mostrar como ambas se imbricam e como diferentes elementos são manejados para construir a história cifrada que tem como protagonista a personagem Delmira. Narra-se a história de uma mãe desolada pela morte da filha que, pela manipulação do marido, torna-se prisioneira domiciliar, juntamente com suas outras três filhas. A protagonista parece buscar mais do que o retorno da filha, busca o resgate de sua criança interior, símbolo da consciência de sua própria individualidade. Com a chegada do circo na cidade, a personagem passa a rememorar experiências infantis e ao revivê-las, toma coragem para mudar sua vida. Tem-se, aí, a história cifrada de que nos fala Piglia: delineando o processo construtivo do conto à luz de concepções cunhadas por Carl Jung e pela Psicologia Analítica, temos o arquétipo da criança interior que simbolicamente é apresentado pela figura da filha morta. A narrativa se constrói por um tempo de espera, típico do universo infantil, acentuado pela ansiedade por momentos de prazer. Por meio de uma narrativa breve, que acentua a dicotomia entre liberdade e prisão, público e privado, passado e presente, e de um tempo que se repete em uma rotina infindável, a angústia dessa mulher em retomar o controle da sua vida passa pela imaginação para então desenhar-se como promessa de morte e libertação.

Biografia do Autor

Érica Alves Rossi, UFMS - Três Lagoas

Doutoranda em Estudos Literários pela UFMS, câmpus de Três Lagoas. Mestre em Estudos Literários pela UNESP - Araraquara. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Kelcilene Grácia-Rodrigues, UFMS - Três Lagoas

Possui graduação em Letras - Câmpus de Três Lagoas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1994), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1998) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista-Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (2006). É professora Associada e, atualmente, é Coordenadora, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, do Doutorado Interinstitucional em Letras (DINTER) entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie (Instituição Promotora) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Instituição Receptora). É Coordenadora Acadêmica do convênio internacional Programa Erasmus+ entre a Universitá degli Studio di Perugia e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Poesia Brasileira contemporânea. Compõe o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (Docente Permanente). 

Downloads

Publicado

09-09-2019

Como Citar

ROSSI, Érica A.; GRÁCIA-RODRIGUES, K. A Essência Infantil Resgatada: Uma Leitura do Conto “Mentira De Amor”, de Ronaldo Correia de Brito. Línguas & Letras, [S. l.], v. 20, n. 47, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/17544. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA INFANTIL: DIÁLOGOS E INTERFACES