Estilhaços Estéticos da 1ª Feira Paulista de Opinião Contra a Barbárie Política: Análise da Canção Enquanto Seu Lobo Não Vem e da Peça O Líder

Autores

  • Alexandre Villibor Flory
Agências de fomento

Palavras-chave:

Teatro brasileiro, Teatro épico dialético, Primeira Feira Paulista de Opinião, Caetano Veloso, Lauro César Muniz

Resumo

Em tempos de regressão em todos os campos da vida social como vivemos desde 2016, é fundamental retomarmos a crítica sociológica para não perder de vista a discussão em torno da função social da arte. Na boa tradição dialética brasileira, que tem em Candido (2006) um ponto de apoio fundamental, a forma artística é vista como o lugar por excelência da mediação entre arte e sociedade. Partindo dessa consolidada base teórica, esse artigo revisita a Primeira Feira Paulista de Opinião, dirigida por Boal em 1968, que surge como obra coletiva a partir da inquietação de dramaturgos representativos da cena paulista frente à censura acirrada daquele contexto histórico. Boal propôs a vários artistas desenvolver a questão: “O que pensa você do Brasil de hoje?” As respostas se materializaram em forma de teatro, música e artes plásticas, com o propósito comum de resistência e compreensão crítica do período. No artigo em questão, faremos um recorte e analisaremos a canção Enquanto o seu lobo não vem, de Caetano Veloso, e a peça O líder, de Lauro César Muniz. 

Downloads

Publicado

04-06-2018

Como Citar

VILLIBOR FLORY, A. Estilhaços Estéticos da 1ª Feira Paulista de Opinião Contra a Barbárie Política: Análise da Canção Enquanto Seu Lobo Não Vem e da Peça O Líder. Línguas & Letras, [S. l.], v. 19, n. 42, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20180011, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/19652. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: INTERCULTURALIDADE E OUTRAS TEXTUALIDADES: VOZES NA FRONTEIRA