Reescrita de textos-fonte e autoria: serão mesmo incompatíveis?

Autores

Agências de fomento

Palavras-chave:

Escrita, reformulação parafrástica, autoria.

Resumo

O que ocorre quando crianças de 8 anos são solicitadas a reescrever, em provas escolares, textos-fonte previamente lidos por sua professora? Analisando 116 textos escritos por 30 estudantes de terceiro ano do Ensino Fundamental em escola pública paulista, o estudo procurou investigar: 1) As operações de escrita utilizadas pelos participantes; e 2) A possibilidade de encontrar criação em textos cuja proposta inicial era a de reprodução parafrástica. Partiu-se de uma concepção de linguagem que a vê tanto como um trabalho linguístico, um elemento ontológico fundador do ser humano (ROSSI-LANDI, 1985) quanto salienta seu caráter voltado para à variação e para a criatividade (BENVENISTE, 1991). Concluiu-se que, mesmo em exercícios escolares nos quais aparentemente existe pouco espaço para a inventividade, o exercício da escrita autoral pode irromper, pois as brechas de incompreensão e/ou equívoco que os textos apresentam para as crianças abrem oportunidades para o surgimento da subjetividade.

 

Palavras-chave: escrita; reformulação parafrástica; autoria.

Biografia do Autor

Claudia Rosa Riolfi, Universidade de São Paulo

Professora Livre Docente na Universidade de São Paulo. Graduada em Letras pela Universidade de Taubaté (1986), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Fez pós-doutorado pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (2010). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise - GEPPEP, desde 2004. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação da FE/USP.

Sabrina Leonzi D'Alessandro, Universidade de São Paulo

Atualmente é mestranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sob orientação da Profa. Livre Docente Claudia Rosa Riolfi, e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise (GEPPEP).

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Publicado

23-07-2019

Como Citar

RIOLFI, C. R.; D’ALESSANDRO, S. L. Reescrita de textos-fonte e autoria: serão mesmo incompatíveis?. Línguas & Letras, [S. l.], v. 20, n. 46, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/19881. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Estudos em Educação