Teorias Linguísticas Contemporâneas: Superação e Rupturas

Autores

  • José Borges Neto
Agências de fomento

Resumo

As teorias linguísticas contemporâneas rompem com a tradição gramatical, que remonta às gramáticas greco-latinas, em diversos pontos. Não conseguem, no entanto, superá-la. Minha argumentação procura mostrar que essa situação é resultado de um processo de naturalização da teoria gramatical tradicional que, como um filtro, distorce a visão que o linguista tem dos fatos gramaticais. Na medida em que o linguista tem sempre a teoria tradicional como guia para suas análises e suas classificações, e assume como se fossem da língua objetos teóricos tradicionais, noções desnecessárias para suas teorias acabam sendo tratadas. Vou exemplificar esse processo de naturalização – e os problemas que causa nas teorias linguísticas contemporâneas – com algumas noções ligadas à morfologia da língua portuguesa, particularmente noções ligadas às classes de palavras e à distinção entre os processos morfológicos de flexão e derivação.  

 

RESUMO: As teorias linguísticas contemporâneas rompem com a tradição gramatical, que remonta às gramáticas greco-latinas, em diversos pontos. Não conseguem, no entanto, superá-la. Minha argumentação procura mostrar que essa situação é resultado de um processo de naturalização da teoria gramatical tradicional que, como um filtro, distorce a visão que o linguista tem dos fatos gramaticais. Na medida em que o linguista tem sempre a teoria tradicional como guia para suas análises e suas classificações, e assume como se fossem da língua objetos teóricos tradicionais, noções desnecessárias para suas teorias acabam sendo tratadas. Vou exemplificar esse processo de naturalização – e os problemas que causa nas teorias linguísticas contemporâneas – com algumas noções ligadas à morfologia da língua portuguesa, particularmente noções ligadas às classes de palavras e à distinção entre os processos morfológicos de flexão e derivação. 

PALAVRAS-CHAVE: Filosofia da Linguística; gramática tradicional; naturalização

Biografia do Autor

José Borges Neto

Docente do Colegiado de Letras. Unioeste - Campus de Cascavel.

Downloads

Publicado

04-09-2018

Como Citar

NETO, J. B. Teorias Linguísticas Contemporâneas: Superação e Rupturas. Línguas & Letras, [S. l.], v. 19, n. 43, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20180013, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/20436. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: TEORIAS LINGUÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS: SUPERAÇÃO E RUPTURA