O Letramento na Formação de Formadores em Moçambique: O Caso da Educação Bilingue

Autores

  • Samima Amade Patel Eduardo Mondlane University
Agências de fomento

Palavras-chave:

letramento, formação, educação bilíngue

Resumo

O presente artigo é um recorte dos resultados de uma pesquisa em Linguística Aplicada relacionada com o letramento dos alunos de um curso de licenciatura em Ensino de Línguas Bantu e Metodologias de Educação Bilingue em curso na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Moçambique. O curso forma os formadores de professores primários para a área da Educação Bilingue em contextos rurais, nos Institutos de Formação de Professores Primários (IFPs). Os 31 alunos participantes da pesquisa, dos quais 6 do sexo feminino, eram falantes bilingues em uma língua moçambicana e em português, como língua segunda (L2) e, na sua maioria, provenientes de zonas rurais. O presente trabalho poderá contribuir para se iniciar, nas das instituições educacionais e na academia, uma reflexão sobre as políticas e estratégias para a formação de professores e de formadores que inclua novas abordagens sobre os letramento como práticas sociais abrangentes que tenham em conta a diversidade social, linguística e étnica.

 

 

Biografia do Autor

Samima Amade Patel, Eduardo Mondlane University

Samima Patel é docente na Universidade Eduardo Mondlane, na Faculdade de Letras e Ciências Sociais, Departamento de Línguas na área de Bilinguismo e Educação Bilingue.

Downloads

Publicado

04-12-2018

Como Citar

PATEL, S. A. O Letramento na Formação de Formadores em Moçambique: O Caso da Educação Bilingue. Línguas & Letras, [S. l.], v. 19, n. 44, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20180032, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/20484. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Transculturalidade, Linguagem e Educação