Letramentos e Etnografias na Escola: Diálogos Inter/Transculturais na Educação Antirracismo

Autores

  • Isabelle Sanches Pereira UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
  • América Lúcia Silva César
  • Maria Nazaré Mota de Lima
Agências de fomento

Palavras-chave:

Escola, Letramentos, Etnografias, Educação antirracismo.

Resumo

Neste artigo, descrevemos e refletimos sobre experiências de pesquisa e formação de professoras e professores  indígenas e afro-brasileiros, com foco nos seus múltiplos letramentos,   no sentido de contribuir para a  inclusão da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na educação formal, como estabelecem as Leis 10.639/03 e 11.645/08.  Através dessa reflexão, estabelecemos diálogos com autores (as) que versam sobre educação para relações étnico-raciais, linguística aplicada, letramento e literatura negra, tendo em vista a proposição de ações direcionadas por uma educação antirracismo.

 

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Publicado

04-12-2018

Como Citar

PEREIRA, I. S.; CÉSAR, A. L. S.; MOTA DE LIMA, M. N. Letramentos e Etnografias na Escola: Diálogos Inter/Transculturais na Educação Antirracismo. Línguas & Letras, [S. l.], v. 19, n. 44, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20180031, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/20569. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Transculturalidade, Linguagem e Educação