Língua Portuguesa em Timor-Leste: Percurso Histórico e Políticas Atuais Para a Manutenção da Língua

Autores

  • André Gonçalves Ramos Universidade Federal de Santa Maria
Agências de fomento

Resumo

A Ilha de Timor, localizada a leste do arquipélago indonésio, corresponde a um território habitado há mais de 40 mil anos e conhecido desde há muitos séculos como fonte de sândalo de alta qualidade. Isso atraiu a atenção dos navegadores portugueses que passavam nesta região no princípio do século XVI. A partir de então, e por mais de 400 anos, Portugal explorou e ocupou esse território, mantendo um controle relativo dos povos locais, organizados em reinos independentes, e medindo forças com a estrutura colonial holandesa. Depois da Segunda Guerra Mundial, com consequências catastróficas para a ilha, as potências europeias enfrentaram os processos de descolonização. Quando a metade oriental da ilha declarou sua independência, o Timor Português daria lugar a República Democrática de Timor-Leste. No entanto, a invasão indonésia retardou por mais de vinte e quatro anos os anseios de liberdade do povo local. Com a participação decisiva da ONU, a resistência timorense obteve, enfim, sua vitória e, em 2002, essa nação pode começar a traçar seu próprio caminho de forma independente. Uma nova página começou a ser escrita, mas não com menos dificuldades e desafios. Nas entrelinhas desta história, a língua portuguesa percorreu uma estrada que a levou a ser escolhida como língua oficial da nação recém-formada. Os desafios gerados a partir desta opção se fundamentam em gerar política e planejamento linguísticos capazes assegurar a difusão e consolidação do português como traço cultural identitário e diferenciador do povo timorense, ao mesmo tempo em que possa acompanhar e fortalecer a tarefa maior da conquista da estabilidade social e política, consolidação da democracia e desenvolvimento desta jovem nação.

Referências

CAVR, Chega! Relatório de Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação de Timor-Leste. Ed. Comissão de Acolhimento, Verdade e Reconciliação. Timor Leste, 2005

COSTA. L. A língua. Fator de identidade nacional leste-timorense. In: Língua portuguesa: aspectos linguísticos, culturais e identitários. BASTOS, Neusa (Org.). São Paulo: EDUC, 2012.

DURAND, F. 42000 ans d'histoire de Timor Est. Edições Arkuiris, 2009.

GUNN, G. C. History of Timor. ISEG Lisbon School of Economics & Management, 1989(PDF).

______. Historical Dictionary of East Timor. Maryland. The Scarecrow Press, 2011.

HULL, G. Timor-Leste: Identidade, língua e política nacional. Lisboa: Instituto Camões, 2001.

RAMOS, A. M.; TELES, F. Memória das Políticas Educativas em Timor-Leste: a consolidação de um sistema (2007-2012). Universidade de Aveiro, 2012.

RUAK, T. M. A Importância da língua portuguesa na resistência contra a ocupação indonésia. In: Camões - Revista de Letras e Culturas Lusófonas, n. 14, jul-set, 2001.

TIMOR-LESTE. Constituição da República Democrática de Timor-Leste. Díli, Assembleia Constituinte, 2002a. Disponível em <http://timor-leste.gov.tl/wp-content/uploads/2010/03/Constituicao_RDTL_PT.pdf>

TIMOR-LESTE. Programa do I Governo Constitucional. 2002b. Disponível em <http://www.mj.gov.tl/jornal/public/docs/2002_2005/outros_actos_parlamento_nacional/Programa_Governo_Constitucional.pdf>

TIMOR-LESTE, Decreto-Lei 21/2006 - Orgânica do Ministério da Educação e da Cultura. 2006. Disponível em < http://www.mj.gov.tl/jornal/?q=node/1393>

TIMOR-LESTE, Resolução 03/2007 - Aprova a Política Nacional de Educação, 2007. Disponível em < http://www.mj.gov.tl/jornal/?q=node/1847>

TIMOR-LESTE, Programa do IV Governo Constitucional. 2007. Disponível em <http://timor-leste.gov.tl/?cat=39&lang=pt&bl=16>

TIMOR-LESTE, Lei n.º 14/2008 Lei de Bases da Educação. 2008. Disponível em <http://www.moe.gov.tl/pdf/LeiBaseEducacao.pdf>

TIMOR-LESTE, Plano Nacional Estratégico da Educação. 2011a. Disponível em <http://planipolis.iiep.unesco.org/sites/planipolis/files/ressources/timor_leste_plano_nacional_estrategico_da_educacao_2011-2030_0.pdf>

TIMOR-LESTE. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Educação Multilíngue Baseada na Língua Materna: Política Nacional. Komisaun Nasional Edukasaun. 2011b.

TIMOR-LESTE. Resolução 20/2011 Sobre a importância da promoção e do ensino nas línguas oficiais para a unidade e coesão nacionais e para a consolidação de uma identidade própria e original no mundo. 2011c. Disponível em <http://www.mj.gov.tl/jornal/public/docs/ 2011/serie_1/serie1_no33.pdf>

TIMOR-LESTE. Programa do V Governo Constitucional. 2012a. Disponível em <http://timor-leste.gov.tl/?cat=39&lang=pt&bl=7569>

TIMOR-LESTE. Plano do Ministério da Educação 2013-2017. 2012b. Disponível <http://planipolis.iiep.unesco.org/sites/planipolis/files/ressources/timor-leste_ministerio_da_ educacao_plano_2013-2017.pdf>

TIMOR-LESTE. Programa VI Governo Constitucional. 2015. Disponível em <http://timor-leste.gov.tl/?cat=39&lang=pt&bl=11688>

TIMOR-LESTE. Programa VIII Governo Constitucional. 2018. Disponível em <http://timor-leste.gov.tl/?cat=39&lang=pt&bl=19915>

WALTER, S. L. Avaliação final do programa-piloto de Educação Multilíngue Baseada nas Línguas Maternas (EMBLI). 2016. Disponível em <http://timor-leste.gov.tl/wp-content/uploads/2017/01/Prt-Executive-Summary-for-EMBLI-Endline-Assessment-V4.pdf>

Downloads

Publicado

21-05-2019

Como Citar

GONÇALVES RAMOS, A. Língua Portuguesa em Timor-Leste: Percurso Histórico e Políticas Atuais Para a Manutenção da Língua. Línguas & Letras, [S. l.], v. 20, n. 46, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/21406. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CONTEXTO ATUAL: REFLEXÃO E RESISTÊNCIA