A (Im)Polidez nas Falas dos Estudantes do Ensino Médio: Refletindo Sobre o Gênero Feminino

Autores

  • Michelle Soares Pinheiro Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará.
Agências de fomento

Palavras-chave:

(Im)polidez linguística, gênero feminino, língua estrangeira.

Resumo

Neste artigo, objetivamos analisar a (im)polidez das falas dos estudantes sobre o gênero feminino durante uma das aulas de Espanhol como língua estrangeira no 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza-CE. O referencial teórico abrangeu as categorias de análise (im)polidez linguística e gênero feminino por meio dos seguintes autores: Marcuschi (1991); Kerbrat-Orecchione (2006); Goffman (1969); Bown e Levinson (1987); Butler (2003); Barros (2014); Louro (2014); Caldas-Coulthard e van Leeuwen (2004). Em seguida, selecionamos dois momentos de interação oral dos estudantes sobre o gênero feminino por intermédio de um texto do livro didático Síntesis (MARTIN, 2010) e do site Mujer Palabra e analisamos a (im)polidez nas falas dos estudantes, em que percebemos alguns indícios de preconceito contra a mulher.

Biografia do Autor

Michelle Soares Pinheiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará.

Graduada em Letras e Serviço Social, especilista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, mestre em Linguística Aplicada e doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará(UECE). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Referências

BARROS, M. A. X. Performatividade, gênero e representação: a construção do feminino no funk midiático. Dissertação (mestrado) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Fortaleza, 2014.

BROWN, P.; LEVINSON, S. Politiness. Cambridge: CUP, 1987.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro, 2003.

CALDAS-COULTHARD, C. R.; VAN LEEUWEN, T. Discurso crítico e gênero no mundo infantil: brinquedos e a representação de atores sociais. Linguagem em (Dis)curso - LemD, Tubarão, v. 4, n. Esp., 2004, p. 11 - 33. Disponível em: http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/linguagem-em-discurso/0403/040301.pdf. Acesso em: 12. jul. 2016.

CALLOW, J. Show me: principles for assessing students visual literacy. The Reading Teacher, 6 (18), 2008, p. 616 - 626. Disponível em: <http://facstaff.unca.edu/nruppert/2009/Visual%20Literacy/DigitalLiteracy/Principlesforassessing.pdf>. Acesso em: 22 abr. 2015.

CARVALHO, M. E. P. de. Modos de educação, gênero e relações escola-família. In: Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 121, jan./abr, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v34n121/a03n121. Acesso em: 07. set. 2016.

DIONÍSIO, A. P. Análise da conversação. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. Introdução à linguística. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 81 - 112.

GOFFMAN, E. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face. Petrópolis: Vozes, 2011.

______. The presentation of self in everyday life. Middlesex: Penguin, 1969.

KERBRAT-ORECCHIONI, C. Análise da conversação: princípios e métodos. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, [1996]2006.

LIMA, M. B. de; DE GRANDE, P. B. Diferentes formas de ser mulher na hipermídia. In: ROJO, R. (Org). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013, p. 37 - 58.

LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 16. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.

MAGALHÃES, M. I. Eu e tu: a constituição do sujeito no discurso médico. Brasília: Thesaurus, 2000.

MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. 2. ed. São Paulo: Ática, 1991.

MARTIN, I. Síntesis: curso de lengua española (Ensino Médio). São Paulo: Ática, 2010.

XXXX, X. X. Título. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-gradação em Linguística Aplicada. Fortaleza-CE, 2016.

SANTOS, Z. B. dos; PIMENTA, S. M. O. Da Semiótica Social à Multimodalidade: a orquestração de significados. CASA - Cadernos de Semiótica Aplicada, v. 12, n. 2, 2014, p. 295 - 324.

TOMAZI, M. M.; CUNHA, G. X. A cortesia no contexto da violência contra a mulher: o papel da linguagem na (des)construção da face agredida. In: CABRAL, A. L.; SEARA, I. R.; GUARANHA, M. F. (Orgs.). Descortesia e cortesia: expressão de culturas. São Paulo: Cortez, 2017, p. 175 - 207.

Downloads

Publicado

21-05-2019

Como Citar

PINHEIRO, M. S. A (Im)Polidez nas Falas dos Estudantes do Ensino Médio: Refletindo Sobre o Gênero Feminino. Línguas & Letras, [S. l.], v. 20, n. 46, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/21712. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CONTEXTO ATUAL: REFLEXÃO E RESISTÊNCIA