Entre Estratégias e Táticas: A Manutenção de Línguas de Imigração em Irati, Paraná

Autores

  • Hermínia Aparecida Ribeiro Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Cibele Krause Lemke Professora Associada A da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.
  • Milan Puh Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.
Agências de fomento

Palavras-chave:

Estratégias e Táticas, Língua Minoritária, Manutenção Linguística

Resumo

O corpus deste trabalho corresponde a duas entrevistas realizadas com alunos do Ensino Médio de uma escola localizada no interior da cidade de Irati, Paraná, sendo parte de uma pesquisa de mestrado em andamento. Por meio das entrevistas, objetivamos uma investigação acerca da manutenção das línguas minoritárias, embasada em Ponso (2017), deste contexto tido como linguisticamente complexo, conforme Ogliari (2009), entre outros. Neste viés, os conceitos de estratégias e táticas postulados por Michel de Certeau (1998), que em sua interdependência levam os falantes a tomar posicionamentos diante de suas línguas, contribuíram para um melhor entendimento acerca da preservação das línguas do contexto frente à hegemonia do português como língua oficial. O exame das entrevistas seguiu os passos da metodologia qualitativa interpretativista, conforme André (1995), no que tange à análise de trechos nos quais os participantes expõem em seus discursos situações de usos da língua ucraniana e polonesa, entre outras. Com base nas declarações dos alunos, consideramos necessário serem pensadas estratégias que possibilitem a expansão, manutenção e legitimação do multilinguismo brasileiro e paranaense e, desta forma, o comprometimento e envolvimento de órgãos oficiais no que tange à viabilização e integração das línguas minoritárias no currículo escolar e na comunidade local, bem como na formação de profissionais para atuar nas instituições de ensino em contextos linguisticamente complexos.

Biografia do Autor

Hermínia Aparecida Ribeiro, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Letras-Unicentro. Área de concentração: Interface entre Língua e Literatura. Linha de pesquisa: Linguagens, leitura e interpretação. Graduada em Letras pela mesma instituição.

 

Cibele Krause Lemke, Professora Associada A da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2010). Em 2008 e 2009 realizou doutorado sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha, com bolsa do Banco Santander/USP. É Professora Associada A da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Lidera o grupo de pesquisa Língua, Imigração e Identidade e atua na linha de pesquisa Ensino e aprendizagem de línguas em contextos linguisticamente complexos. Também, participa do grupo de pesquisa Interfaces Língua e Literatura (PPGL), do grupo de pesquisa em Estudos Eslavos e atua nas linhas de pesquisa de Questões de bilinguismo e Políticas linguísticas e culturais. É docente do Curso de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO (PPGE). Foi presidente da Associação de Professores de Espanhol do Paraná (APEEPR) - 2013-2014. É membro da ALFAL ( Asociación de Linguística y Filología de América Latina) e da ABRALIN (Associação Brasileira de Linguística). Foi Vice-Diretora do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes - SEHLA/ I (2010 - 2018). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, atuando nos seguintes temas: prática pedagógica, ensino em contextos multilíngues, políticas linguísticas e formação de professores de línguas.

Milan Puh, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2017), orientado pelo prof.dr Valdir Heitor Barzotto. Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2012), com o mesmo orientador. Mestre em Linguística e graduado em Antropologia (2010) e Língua e Literatura Portuguesa - Universidade de Zagreb (2008). Tem experiência na área de Antropologia, Educação, Letras e Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. Atualmente estuda Políticas linguísticas e Educação, enfocando as comunidades eslavas tanto no Brasil como no exterior, bem como outras comunidades de imigração. 

Referências

ANDRÉ. Marli E. D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas: SP. Papirus, 1995.

CÁCERES, G. H. Políticas linguísticas em uma escola pública de Ensino Médio e tecnológico: a oferta de línguas estrangeiras. Trab. Ling. Aplic. Campinas, n (53.1): 103-129, jan./jun. 2014 Disponível em: www.scielo.br/pdf/tla/v53n1/v53n1a06.pdf. Acesso em: 10 dez. 2018

CAVALCANTI, M. C. Estudos sobre educação bilíngüe e escolarização em contextos de minorias lingüísticas no Brasil. DELTA [online]. 1999, vol.15, n.spe, pp.385-417. ISSN 0102-4450. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-44501999000300015&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 10 jan. 2019

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis, Editora Vozes, 1998.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

KRAUSE-LEMKE, C. Políticas e práticas linguísticas: um estudo sobre o ensino de língua espanhola em um contexto multilíngue no Paraná – Brasil. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16122010-152622/pt-br.php. Acesso em: 10 dez. 2018.

LAGARES, X. C. Qual política linguística?: desafios glotopolíticos contemporâneos. São Paulo: Parábola, 2018.

MELO- PFEIFER, S.; FLORES, C. O conceito de Língua de Herança na perspectiva da Linguística e da Didática de Línguas: considerações pluridisciplinares em torno do perfil linguístico das crianças lusodescendentes na Alemanha. Domínios de Lingu@gem. v. 8, n. 3 , ago./dez. 2014.

PONSO, L. Situação minoritária, população minorizada, língua menor: uma reflexão sobre a valoração do estatuto das línguas na situação de contato linguístico. Gragoatá, Niterói, v.22, n. 42, p. 184-207, jan.-abr. 2017

OGLIARI, M. M. A manutenção do ensino de língua ucraniana em comunidade bilíngue: português/ucraniano. In: LEFFA, V. J. (Org.). O professor de Línguas Estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas: Ed. Educat, 2006. p. 419-435.

PEREIRA, M. C.; COSTA, R. V. Quando a voz é o silêncio: questões de língua e aprendizagem em contextos sociolingüisticamente complexos. In: CAVALCANTI, M. C.; BORTONI-RICARDO, S. M. (Orgs). Transculturalidade, linguagem e educação. Campinas: Mercado das letras, 2007.

Downloads

Publicado

21-05-2019

Como Citar

RIBEIRO, H. A.; KRAUSE LEMKE, C.; PUH, M. Entre Estratégias e Táticas: A Manutenção de Línguas de Imigração em Irati, Paraná. Línguas & Letras, [S. l.], v. 20, n. 46, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/21981. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CONTEXTO ATUAL: REFLEXÃO E RESISTÊNCIA