Materiais Didáticos de Língua Estrangeira Sob o Viés das Perspectivas Críticas na Educação Linguística: um Estudo pela Ótica dos Três Mundos

Autores

  • Viviane Pires Viana Silvestre Universidade Estadual de Goiás
  • Michael Douglas Rodrigues da Silva Universidade Federal de Goiás (Discente)
  • Barbra Sabota Universidade Estadual de Goiás
Agências de fomento
Universidade Estadual, Programa próprio de bolsas (Pró-Licenciatura)

Palavras-chave:

Materiais didáticos, Língua Estrangeira, Perspectivas críticas.

Resumo

O presente estudo suscita uma problematização sobre o papel dos/as professores/as de língua estrangeira no manuseio de materiais didáticos disponíveis em seu contexto de atuação, a partir de uma proposta de análise e de suplementação de um livro didático de língua inglesa, tendo por base teorizações contemporâneas acerca de perspectivas críticas na educação linguística (DUBOC, 2012; PENNYCOOK, 2001, 2006; PESSOA; URZÊDA-FREITAS, 2012; SCHEYERL, 2012; AUTORA 1, 2015; SIQUEIRA, 2010, entre outros/as). A proposta deste estudo surgiu a partir das ações de um projeto desenvolvido no âmbito do programa Pró-Licenciatura de uma universidade pública do centro-oeste brasileiro. Um dos objetivos do projeto era produzir e adaptar materiais didáticos suplementares para uma turma de nível iniciante de inglês do Centro de Idiomas da instituição, que atende gratuitamente a comunidade interna e externa. Assim, com base em uma abordagem qualitativa de pesquisa e de cunho documental, compartilhamos aqui um recorte do projeto mencionado, apresentando a análise de um dos capítulos do livro didático adotado pela referida instituição, a partir das três visões de mundo discutidas por Leffa (2017): o mundo revelado, o encoberto e o possível. A análise aponta que é possível adaptar e elaborar materiais didáticos pautados em perspectivas críticas em turmas de níveis básicos, mesmo em face de contextos desafiantes e com recursos limitados. Concluímos, então, que o estudo e a ampliação de materiais didáticos sob a ótica dos três mundos discutidos por Leffa (2017) requer análise, pesquisa, reflexão, crítica, agência e coautoria/cocriação, em um processo contínuo, interpretativo e, sobretudo, não prescritivo.

Biografia do Autor

Viviane Pires Viana Silvestre, Universidade Estadual de Goiás

Docente do curso de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás - Campus Anápolis de CSEH e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da mesma instituição.

Michael Douglas Rodrigues da Silva, Universidade Federal de Goiás (Discente)

Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás - Campus Anápolis de CSEH e aluno do curso de Pós- Graduação  Latu Sensu em Linguística Aplicada: Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras da Universidade Federal de Goiás, Regional Goiânia.

Barbra Sabota, Universidade Estadual de Goiás

Docente do curso de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Goiás - Campus Anápolis de CSEH e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da mesma instituição.

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Publicado

21-05-2019

Como Citar

SILVESTRE, V. P. V.; DA SILVA, M. D. R.; SABOTA, B. Materiais Didáticos de Língua Estrangeira Sob o Viés das Perspectivas Críticas na Educação Linguística: um Estudo pela Ótica dos Três Mundos. Línguas & Letras, [S. l.], v. 20, n. 46, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/22040. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CONTEXTO ATUAL: REFLEXÃO E RESISTÊNCIA