Sí, Se Hace Camino Al Andar

Autores

  • Elzimar Goettenauer de Marins Costa UFMG
  • Cristiano Silva de Barros UFMG
Agências de fomento

Palavras-chave:

educação básica, ensino de espanhol, formação de professores.

Resumo

Este artigo tem como propósito discorrer sobre o ensino de espanhol na escola brasileira e, ao mesmo tempo, sobre a formação de professores dessa língua, tomando as últimas décadas como referência. Escolhemos como ponto de partida o momento em que cada um de nós ingressou como aluna/aluno na licenciatura em espanhol (décadas de 1980/90). O eixo ou fio condutor do percurso reflexivo realizado é a nossa própria história como alunos, professores, formadores e pesquisadores, pois acreditamos nessa estratégia como forma de mostrar que, se o presente nos leva ao pessimismo, temos algo concreto para nos sustentar e estimular: tudo o que já foi feito até aqui, o caminho que ajudamos a construir ao andar. Se olharmos para o futuro, influenciados pela Reforma do Ensino Médio, pela Base Nacional Comum Curricular e, principalmente, pelo cenário político que vem se configurando nos últimos tempos e pela indefinição de um projeto educacional para o país, podemos considerar as perspectivas nebulosas, sem um horizonte à vista.  Assim, rever o caminho trilhado até aqui pode nos ajudar a adotar outro ponto de vista, já que o espanhol no contexto educacional brasileiro nunca navegou em águas mansas, mas sempre seguiu em frente. Além disso, devemos considerar que, neste momento, mais do que pensar em casos específicos, como é o do ensino da língua espanhola, devemos considerar que a história se constitui de avanços e retrocessos. Portanto, olhar o passado permite ter uma dimensão mais clara do que representa o contexto atual e, ao mesmo tempo, vislumbrar alguns rumos a seguir.

Biografia do Autor

Elzimar Goettenauer de Marins Costa, UFMG

Elzimar Goettenauer de Marins-Costa lecionou de 1979 a 2000 na Educação Básica, nas redes pública e privada do Rio de Janeiro. Em 2001, ingressou como docente do ensino superior na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, desde 2004, é professora de espanhol na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua na graduação e na pós-graduação (PosLin e ProfLetras). É doutora em Letras Neolatinas (Língua Espanhola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestra em Literatura Brasileira pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo (USP) e na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona. Fez parte da diretoria da Associação de Professores de Espanhol do Estado de Minas Gerais (APEMG) e da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH). Desenvolve projetos na área de Linguística Aplicada, tem diversos trabalhos acadêmicos publicados e é coautora de Sentidos en lengua española, coleção didática para o Ensino Médio aprovada no PNLD 2018.

Referências

ANTUNES, I. Língua, texto e ensino. Outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BARROS, C. S. et. al. EDUCONLE-Espanhol: Desafios da Formação Continuada de Professores de Língua Espanhola. Anais do 8o Encontro de Extensão da UFMG, Belo Horizonte, outubro de 2005.

BARROS, C. S.; COSTA, E. G. M. (Coords.). Espanhol: ensino médio. Coleção Explorando o Ensino, v. 16. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.

BARROS, C. S.; COSTA, E. G. M. (Orgs.). Formação de professores de espanhol: os (des)caminhos entre a teoria, a reflexão e a prática. Belo Horizonte: PRPq/UFMG, 2008.

BARROS, C. S.; COSTA, E. G. M. (Orgs.). Se hace camino al andar: reflexões em torno do ensino de espanhol na escola. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2012.

BARROS, C. S.; COSTA, E. G. M.; ALMEIDA, E. G. De la teoría a la práctica hay mucho trecho. Signos Universitarios Virtual. Año VIII. No. 11. Abril 2011.

BARROS, C. S.; COSTA, E. G. M.; GALVÃO, J. (Orgs.). Dez anos da “Lei do Espanhol” (2005-2015). Belo Horizonte: LABED/FALE/UFMG, 2016. Coleção Viva Voz.

BARROS, C. S.; COSTA, E. G. M.; FREITAS, L. M. A. (Orgs.). O livro didático de espanhol na escola brasileira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.

BARROS, C. S.; ROJO, S.; VIEIRA, E.; AMARAL, E. (Orgs.). Caderno de Resumos do V Congresso Brasileiro de Hispanistas/I Congresso Internacional da ABH. Belo Horizonte: Gráfica Halt, 2008.

BRASIL. Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de coleções didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2011. Brasília: Ministério da Educação, Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2008.

BRASIL. LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: Diário Oficial da União, 1996.

BRASIL. Lei Nº 11.161, de 05 de agosto de 2005. Brasília: Diário Oficial da União, 2005.

BRASIL. Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília: Diário Oficial da União, 2017.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 1998.

CELADA, M. T. Uma língua singularmente estrangeira. O espanhol para o brasileiro. Tese de Doutorado, IEL/Unicamp, Departamento de Linguística, Campinas, SP, Brasil, 2002.

ERES FERNÁNDEZ, I. G. M. La producción de materiales didácticos de español lengua extranjera en Brasil. Anuario brasileño de estudios hispánicos. Suplemento. El hispanismo en Brasil. Consejería de Educación y Ciencia en Brasil. Brasília: Embajada de España, 2000, p. 59-80.

GONZÁLEZ, N. M. Cadê o pronome? O gato comeu. Os pronomes pessoais na aquisição/aprendizagem do espanhol por brasileiros adultos. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, 1994.

GONZÁLEZ, N. M. Iniciativas para a implantação do espanhol: a distância entre o discurso e a prática. In: BARROS, C. S.; COSTA, E. G. M. (Orgs.) Espanhol. Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010, p. 25-54.

GUIMARÃES, A.; FREITAS, L. M. A. Memória do livro didático de espanhol no Brasil: um panorama. In: BARROS, C. S.; COSTA, E. G. M.; FREITAS, L. M. A. (Orgs.). O livro didático de espanhol na escola brasileira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 15-34.

KULIKOWSKI, M. Z. M.; GONZÁLEZ, N. T. M. Español para brasileños. Sobre por dónde determinar la justa medida de una cercanía. Anuario Brasileño de Estudios Hispánicos, IX, Brasília: Consejería de Educación y Ciencia de la Embajada de España en Brasil, p. 11-19, 1999.

NASCIMENTO, M. B. B. Apresentação. In: BARROS, C. S.; MIRANDA, C. A. A.; COSTA, E. G. M. (Coords.). Dossiê: construindo rotas para a formação de professores de espanhol no Brasil. Revista Eletrônica do GEPPELE – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas de Ensino e Formação de Professores de Espanhol. Departamento de Letras Estrangeiras – Universidade Federal do Ceará. Ano I, Nº 02, Vol. I, Nov./2013-Maio/2014. p. 8-9.

RODRIGUES, F. C. Língua viva, letra morta. São Paulo: Humanitas, 2012.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática. Ensino Plural. 5ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Downloads

Publicado

21-05-2019

Como Citar

GOETTENAUER DE MARINS COSTA, E.; SILVA DE BARROS, C. Sí, Se Hace Camino Al Andar. Línguas & Letras, [S. l.], v. 20, n. 46, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/22041. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CONTEXTO ATUAL: REFLEXÃO E RESISTÊNCIA