CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E DE LEITURA NA PROVA BRASIL

Autores

  • Ângela Francine Fuza
  • Renilson José Menegassi

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v10i18.2244

Palavras-chave:

Avaliação de leitura, Prova Brasil, Concepção de linguagem, Leitura.

Resumo

Analisam-se as atividades referentes ao tópico 1- Procedimentos de leitura da Matriz de Referência da Prova Brasil, avaliação oficial do Ministério da Educação, aplicada a alunos de 4ª série do Ensino Fundamental, identificando-se as concepções de leitura manifestadas, bem como as concepções de linguagem presentes nesse instrumento. Os resultados das análises mostram que a Prova Brasil apresenta, como concepções de linguagem que subsidiam a avaliação oficial, a linguagem como expressão do pensamento e como instrumento de comunicação. Com isso, a concepção de leitura central da avaliação enfoca a extração de ideias do texto original, determinando o trabalho com a decodificação.

Downloads

Publicado

30-06-2009

Como Citar

FUZA, Ângela F.; MENEGASSI, R. J. CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E DE LEITURA NA PROVA BRASIL. Línguas & Letras, [S. l.], v. 10, n. 18, p. p. 13–32, 2009. DOI: 10.5935/rl&l.v10i18.2244. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/2244. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Um Olhar para o Linguístico