Seres Encantados em Conferência no Cerrado Mato-Grossense: Um Reconto Infanto-Juvenil

Autores

  • Iraci Sartori dos Santos Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Rosana Rodrigues da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso.
Agências de fomento
Secretaria de Educação de Mato Grosso- Escola Estadual Jardim Universitário

Palavras-chave:

Literatura infanto-juvenil, Conferência no Cerrado, Sequência básica

Resumo

Conferência no Cerrado é uma narrativa infanto-juvenil escrita por Durval de França e Cristina Campos (2008), com ilustrações de Ricardo Leite. A obra abrange o folclore mato-grossense e a sua temática é voltada para questões ambientais. Os seres encantados que a compõem são: Currupira, Pé de Garrafa, Negrinho D’Água, Mãe do Morro, Tibanaré e Boitatá. Considerando essa temática cultural e o seu caráter sensibilizador para as questões ambientais, torna-se propício e gratificante realizar um trabalho em que se possa ponderar a premência e os desafios do incentivo à leitura aos estudantes no contexto atual. Dessarte, os objetivos dessa pesquisa-ação constituem-se em: refletir a importância da literatura infanto-juvenil, apresentar a obra Conferência no Cerrado e expor uma sequência básica realizada com essa obra, assim como os seus resultados. Essa sequência foi desenvolvida com nove alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Alta Floresta, do estado de Mato Grosso. A metodologia de sequência proposta por Cosson (2014) direcionou as atividades que culminaram no reconto da obra em salas de aula do ensino fundamental I e II, mediante estudantes caracterizados de seres lendários. Os resultados demonstraram que é cada vez maior o desafio de motivar os estudantes para a leitura e usufruto da literatura. Porém, percebeu-se que o movimento em prol desse incentivo é benéfico e contribui para o ensino-aprendizagem da literatura na escola.

Biografia do Autor

Iraci Sartori dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Paranaense (2002). Atualmente é professora na Escola Estadual Jardim Universitário, encontra-se em qualificação cursando o Mestrado Profissional em Letras (Profletras) pela Universidade Estadual de Mato Grosso. Já exerceu a função de Coordenadora Pedagógica e foi formadora no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua, atuando principalmente, nos seguintes temas: Prova Brasil, Prática Docente, Multiletramentos e Formação continuada.

Rosana Rodrigues da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso.

Doutora em Letras pela UNESP de São José do Rio Preto (2003). Mestre em Letras pela UFRGS (1997) e graduada em Letras pela UNESP, campus de Assis (1992) Professora efetiva da UNEMAT,(Universidade do Estado do Mato Grosso), campus de Sinop, do curso de graduação em Letras, do Mestrado profissionalizante (PROFLETRAS) e do mestrado acadêmico (PPGLetras). Tem experiência na área de Literatura Infantil e Juvenil, formação de leitor, teoria do texto poético, literatura brasileira produzida em Mato Grosso. Integra o grupo Estudos comparativos de Literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas; é membro do Grupo de Trabalho ?Leitura e Literatura Infantil e Juvenil? (ANPOLL). É editora do periódico on line do curso de Letras da UNEMAT, de Sinop, Revista de Letras Norte@mentos (ISSN 1983-8018), desde 2008.

Referências

ARROYO, Leonardo. Literatura Infantil Brasileira. 3 ed. rev. e ampliada. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Tradução de Arlene Caetano 16ª Edição - Paz e terra – 2002

CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. Tradução Maria José de Amaral Ferreira. São Paulo: Cortez 2014.

COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise. São Paulo: Quíron, Brasília, INL, 1981

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2012.

FRANÇA, Durval; CAMPOS, Cristina. Conferência no Cerrado. Ilustrações Ricardo Leite. Cuiabá: Tantatinta Editora, 2008.

LAJOLO, Marisa. Zilberman, Regina. Literatura infantil brasileira; História ε Histórias. São Paulo: Editora Ática, 6º edição, 2007.

MAGALHÃES, Lígia Cademartori. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. 3 ed. São Paulo: Ática, 1987.

MOURA, Arigésica Andrade. A literatura infantojuvenil na prática de licenciados em Letras Vernáculas da UNEB: entre fios, tramas e tessituras. Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós-Graduação em Educação. Feira de Santana, 2016.

ROUXEL, Annie. Reading Practices: How to Favor Expression of the Reader-Subject? (Práticas de Leitura: Quais Rumos para Favorecer a Expressão do Sujeito Leitor?). Tradução de Neide Luzia de Rezende and Gabriela Rodella de Oliveira. Cadernos de pesquisa, v.42 n.145 p.272-283 jan./abr. 2012.

SÁ, Alessandra Latalisa. Reconto. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores / Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa Val, Maria das Graças de Castro Bregunci (orgs). Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.

Downloads

Publicado

09-09-2019

Como Citar

DOS SANTOS, I. S.; DA SILVA, R. R. Seres Encantados em Conferência no Cerrado Mato-Grossense: Um Reconto Infanto-Juvenil. Línguas & Letras, [S. l.], v. 20, n. 47, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/22677. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA INFANTIL: DIÁLOGOS E INTERFACES