Da Infância à Política e Vice-Versa, Devires Adulto/Criança No DVD Chico e Vinícius Para Crianças

Autores

  • Marcos Roberto dos Santos Amaral PosLA/UECE
Agências de fomento
funcap

Palavras-chave:

Devir, Discurso, Literatura infantil

Resumo

As palavras deste artigo/passeio percorrerão algumas palavras das canções e vídeos do DVD Chico e Vinícius para crianças. O caminho traçar-se-á enveredando-se em palavras outras cujos significados – visceralmente latentes em pais e filhos – podem ser viagens de aprendizagem e sugestões de visitas a lugares fantásticos que somente as palavras encerram. Palavras que apoiarão estes caminhos serão as de Deleuze (1997) sobre literatura como trajeto e devir. Um mistério neste passeio que tentaremos deslindar é conhecer algumas particularidades discursivas e históricas que remetem reciprocamente às representações de sentido do universo infantil ao mesmo tempo do de lutas políticas do universo adulto que constroem os caminhos poéticos dos textos que visitamos. É possível que os pais e os filhos que passeiem nessas palavras encontrem-se ao final com uma esfinge viva, que são as palavras, plural e prenhe de sentido.

Biografia do Autor

Marcos Roberto dos Santos Amaral, PosLA/UECE

Possui graduação em Letras Português e Literaturas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2009) e mestrado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UECE - PosLA-UECE (2017). Doutorando do mesmo programa. Membro do Grupo de Estudos Bakhtinianos do Ceará (GEBACE) e do Grupo de Estudos Deleuze E Guattari (GEDEG). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Professor (licenciado para estudos) da rede estadual de ensino do Ceará - SEDUC-CE. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8130-4580

Referências

DELEUZE, G. Critica e clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997

DERRIDA, J. Estrutura, Signo e Jogo no Discurso das Ciências Humanas. In: A escrita e a diferença. São Paulo. Editora perspectiva, 1971.

ORWELL, G. A Revolução dos bichos. Trad. por: Heitor Aquino Ferreira. 4 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007

(para a) crítica: o texto como material de pesquisa. São Paulo: Pontes Editores, 2011.

ROUSSEAU, J. Emílio ou Da Educação. Trad. Sérgio Milhet. 3ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

Universal Brasil. DVD CHICO E VINICIUS PARA CRIANÇAS. Intérpretes: Vários Artistas. 2013.

Downloads

Publicado

09-09-2019

Como Citar

AMARAL, M. R. dos S. Da Infância à Política e Vice-Versa, Devires Adulto/Criança No DVD Chico e Vinícius Para Crianças. Línguas & Letras, [S. l.], v. 20, n. 47, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/22897. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: LITERATURA INFANTIL: DIÁLOGOS E INTERFACES