Uma Releitura da Educação para Surdos, sob a Ótica do Entorno Brevense

Autores

  • Monique Martins Parente Universidade Federal de Sergipe
  • Danieli Aparecida From
Agências de fomento

Palavras-chave:

surdo, educação para surdos, pedagogia inclusiva

Resumo

A educação para surdos é um dos temas abrangidos pela pedagogia inclusiva e, como tal, exige atenção e preparo específico para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de modo satisfatório, atendendo às especificidades e particularidades características do aluno com necessidades educacionais especiais. Para isso, é imprescindível haver profissionais capacitados, aptos a interagir com o surdo estimulando positivamente sua cognição e respeitando os aspectos identitários e culturais da comunidade surda. Igualmente importante é dispor de estrutura física adaptada para a inclusão e desenvolvimento do aluno com necessidades educacionais especiais. Contudo, esses e outros fatores, com frequência, assumem caráter ausente ou apresentam-se como percalço na unidade escolar. Atinente a isso, este artigo se dedica a discutir problemáticas presentes na educação de surdos e a necessidade de capacitação profissional como uma possível solução, em âmbito escolar, sob a ótica, principalmente, de autores que produziram estudos no entorno de Breves, município brasileiro do Estado do Pará. Para tanto, optou-se pela pesquisa bibliográfica como fonte prioritária de informações. Ao final do estudo, conclui-se que o respeito à diversidade, que pode ser conquistado e promovido também por meio de formação continuada, e a efetiva adoção da Libras no cotidiano escolar configuram-se como fatores determinantes no sucesso do percurso formativo e na consequente participação ativa do aluno surdo em sociedade.

Biografia do Autor

Monique Martins Parente, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Letras, com licenciatura plena em Língua Portuguesa e Espanhola; especialista em Linguística, pelo Instituto Gênesis de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão; especialista em Libras, pelo Centro Universitário UniDomBosco. Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Sergipe.

Danieli Aparecida From

Doutoranda em Gestão Urbana, pela PUC/PR. Orientadora. Profª da Disciplina de Metodologia Científica, no Centro Universitário UniDomBosco.

Referências

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Publicado

29-01-2020

Como Citar

PARENTE, M. M.; FROM, D. A. Uma Releitura da Educação para Surdos, sob a Ótica do Entorno Brevense. Línguas & Letras, [S. l.], v. 20, n. 48, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/23097. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: LÍNGUAS DE SINAIS – CONQUISTAS E DESAFIOS