A REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA DO HUMOR E SUA ESPECIFICIDADE NA OBRA DE ZUCA SARDAN: UMA LEITURA DO POEMA “MORFOLOGIA DO SOBERANO”

Autores

  • Deise Daiana Gugeler BAZANELLA
  • Teresa CABAÑAS

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v10i19.2429

Palavras-chave:

humor, Zuca Sardan, poesia marginal.

Resumo

Este artigo apresenta uma leitura do poema “Morfologia do soberano”, de Zuca Sardan, com base na análise de seus recursos humorísticos, cujo emprego pode ser interpretado como estratégia para aumentar a comunicabilidade e chamar a atenção do leitor. Em primeiro lugar, desenvolvo um breve panorama da longa discussão sobre os múltiplos sentidos atribuídos ao termo humor, desde sua antiga acepção fisiológica (atrelada à doutrina dos chamados quatro humores corporais), passando pelos conceitos modernos de engenho (humor deliberadamente cultivado) e wit, até chegar à noção de humor estético. Como forma particular de representação literária, enfoco a idéia de que o humor caracteriza-se por elaborações discursivas variadas que empregam determinados procedimentos lingüísticos, no intuito de construir visões de mundo notadamente marcadas pela crítica e pela dessacralização. No caso do poema de Sardan, procuro também ressaltar como esse estrato ideológico associado ao humor vincula-se, num sentido mais amplo, ao questionamento de formas tradicionais do fazer poético brasileiro, tal como foi empreendido pela poesia marginal no contexto da década de 70.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

BAZANELLA, D. D. G.; CABAÑAS, T. A REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA DO HUMOR E SUA ESPECIFICIDADE NA OBRA DE ZUCA SARDAN: UMA LEITURA DO POEMA “MORFOLOGIA DO SOBERANO”. Línguas & Letras, [S. l.], v. 10, n. 19, p. p. 207–218, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v10i19.2429. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/2429. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários