A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DA LÍNGUA INGLESA NO CENÁRIO HOTELEIRO

Autores

  • Eliane Bianchi WOJSLAW
  • Clarice Nadir von BORSTEL

DOI:

https://doi.org/10.5935/rl&l.v10i19.2434

Palavras-chave:

Competência comunicativa, língua inglesa, heterogeneidade linguística.

Resumo

O presente texto constitui-se em um estudo de caso etnográfico social, e, tem como objetivo analisar a habilidade de competência comunicativa em Língua Inglesa, de dois funcionários, em um hotel cinco estrelas, de Foz do Iguaçu. Compreender o bilingüismo situacional da amostra pesquisada e descrever a competência comunicativa nas interações com os hóspedes.  Esta pesquisa demonstra ser relevante, por Foz do Iguaçu ser uma cidade muito visitada por estrangeiros, hospedando-se na cidade para fins de negócios, educação e turismo. Neste contexto, o inglês é considerado a língua da comunicação internacional globalizada, da ciência, da tecnologia, da mídia e do turismo. Os aportes teóricos que sustentam este estudo abrangem discussões e reflexões sobre bilingüismo, sobre a competência comunicativa gramatical e da sociolinguística interacional. Os resultados refletem a necessidade de aprimoramento da competência comunicativa nas interações com os visitantes estrangeiros, pois mesmo considerando-se e respeitando-se as variedades linguísticas da Língua Inglesa, observou-se que, no ambiente profissional, privilegia-se a norma institucionalizada como variedade de prestígio.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

WOJSLAW, E. B.; BORSTEL, C. N. von. A COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DA LÍNGUA INGLESA NO CENÁRIO HOTELEIRO. Línguas & Letras, [S. l.], v. 10, n. 19, p. p. 283–298, 2000. DOI: 10.5935/rl&l.v10i19.2434. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/2434. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos da Linguagem