O Que é um Gênero Para A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo O Futuro?

Autores

  • Tatiana Simões Luna UFRPE
Agências de fomento
FACEPE

Palavras-chave:

Gêneros do discurso. Crônica. Bakhtin. Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar a noção de gêneros construída pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLPEF), observando como se dá o processo de apropriação e de reelaboração dos pressupostos bakhtinianos acerca dos gêneros do discurso, tidos como uma das principais balizas teóricas desse Programa. A análise é centrada nos documentos dedicados ao gênero crônica, por nós escolhido, dentre os outros explorados pela OLPEF, devido à sua constituição discursiva ambivalente, jornalística e literária. Para tanto, são considerados documentos relativos à 5ª edição da OLPEF, realizada em 2016: textos publicitários, Caderno do Professor e outros textos de cunho pedagógico na medida em que tratam dos objetos de nossa pesquisa, os gêneros e a crônica. Esse estudo está alicerçado nos escritos de Bakhtin e de estudiosos contemporâneos de suas obras, bem como incursiona na proposta teórico-metodológica da Escola de Genebra, por também ser referendada pela OLPEF como um de seus pilares. Os resultados apontam para uma oscilação teórica nas concepções apresentadas sobre gênero e para uma sobreposição da perspectiva genebrina frente aos preceitos bakhtinianos no tratamento dado à crônica.

Biografia do Autor

Tatiana Simões Luna, UFRPE

Licenciada em Língua Portuguesa, Bacharel, Mestre e Doutora em Linguística pela UFPE.

Professora Adjunta do Departamento de Educação da UFRPE

 

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Publicado

03-08-2020

Como Citar

LUNA, T. S. O Que é um Gênero Para A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo O Futuro?. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 50, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20200023, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24351. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DIALÓGICOS E INCURSÕES NA PRÁTICA DOCENTE