O Ethos Universitário Nos Letramentos Acadêmicos: Reflexões Sobre a Inserção e a Formação do Estudante de Graduação no Ensino Superior

Autores

  • Camila Duarte de Souza Universidade Federal Fluminense
  • Jéssica do Nascimento Rodrigues Universidade Federal Fluminense
Agências de fomento

Palavras-chave:

Práticas discursivas acadêmicas, Ethos universitário, Estudos do Letramento

Resumo

De acordo com uma concepção discursiva da linguagem (BAKHTIN, 2011) e ideológica de letramento (STREET, 1984), defende-se, neste artigo, que a competência gramatical não é suficiente para que o sujeito transite por todas as diversas esferas discursivas existentes, sobretudo considerando a infinidade de seus gêneros discursivos. Não obstante essa questão, entende-se a esfera acadêmica (a universidade) como mais um espaço de dominação ideológica (PINTO, 1986), ao encontro do que asseguram os Estudos do Letramento (STREET, 1984; KLEIMAN, 2007), segundo os quais as relações hierárquicas e de poder sustentam os letramentos acadêmicos e influenciam a formação discursiva de estudantes de graduação. Dessa maneira, neste texto ensaístico, pretende-se problematizar as relações de poder existentes na universidade brasileira, enquanto instituição de ensino superior, e suas implicações nos letramentos dessa esfera, refletindo sobre os entraves para a formação e a inclusão do estudante de graduação na comunidade discursiva acadêmica. Para tanto, lançou-se mão de elementos da Teoria da Enunciação e de algumas contribuições de Pinto (1986), um notável teórico da educação que também fora professor universitário, argumentando sobre como a manutenção de um certo ethos universitário ainda apresenta limites à formação e à inclusão dos estudantes de graduação nas práticas sociais letradas da esfera acadêmica. Defende-se, portanto, que a mudança de postura da comunidade discursiva acadêmica deveria ocorrer no plano político e ideológico, revendo e reiterando as funções da instituição para, assim, gerar uma mudança real mediante criação de expedientes pedagógicos que levem a bom termo o trabalho com os gêneros discursivos acadêmicos na formação dos estudantes, futuros profissionais, para e pela práxis.

Biografia do Autor

Camila Duarte de Souza, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Possui graduação em Letras (Português/Literaturas) pela UFRJ (2011). Lecionou no Colégio Pedro II (Unidade Realengo), atuando nos Ensinos Fundamental e Médio e na Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, é professora efetiva na Prefeitura de Duque de Caxias. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF) e o projeto de extensão Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA). Suas áreas de interesse são letramento acadêmico e formação docente.

Jéssica do Nascimento Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela UEMG (2000), Especialista em Educação pela UFLA (2002) e em Revisão de Texto pela FGF (2012), Mestre em Educação pela UFRRJ (2010) e Doutora em Educação pela UFF (2014), onde também realizou Estágio Pós-doutoral (2017). É professora adjunta da UFF, Campus Gragoatá, responsável pela disciplina Língua Portuguesa - Conteúdo e Método. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF) e coordenadora do programa de extensão Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA). É chefe da Divisão de Prática Discente (DPD/PROGRAD/UFF). Letramento acadêmico e docente, formação de professores da educação básica e ensino de Língua Portuguesa são alguns de seus temas de interesse.

Referências

ALVES, M. F.; MOURA, L. de O. B. M. A escrita de artigo acadêmico na universidade: autoria x plágio. Ilha do Desterro, v.69, nº3, p.077-093, Florianópolis, set/dez 2016.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BERTOLUCI, K. N. Letramento acadêmico: leitura (s) em um curso de Pedagogia. Revista Ao Pé da Letra, v. 11, n. 2, p. 105-124, jul./dez. 2009.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da Abralin, v. Eletrônico, n. Especial, p. 357-369. 2ª parte 2011.

______. Algumas considerações sobre os letramentos acadêmicos no contexto brasileiro. Pensares em Revista, São Gonçalo-RJ, n. 6, p. 23-34, jan./jun. 2015.

FISCHER, A. Sentidos situados em eventos de letramento na esfera acadêmica. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 2, p. 215-228, maio/ago. 2010.

______. Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa. Revista Acta Scientiarum. Language and culture. Maringá, v. 30, n. 2, p. 177-187, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 63 ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2017.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 8 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

KERSCH, D. F. O letramento acadêmico na formação continuada: constituição de autoria e construção de identidades. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo - v. 10 - n. 1 - p. 53-63 - jan./jun. 2014.

KLEIMAN, A. B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32 n. 53, p. 1-25, dez, 2007.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MARINHO, M. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010.

PINTO, Á. V. A questão da universidade. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.

RODRIGUES, J. do N. A produção de textos escritos na formação de sujeitos críticos letrados: o trabalho dos professores de língua portuguesa em foco. 2014. 450f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.

SILVA, W. R.; PEREIRA, B. G. Letramento acadêmico no estágio supervisionado da licenciatura. Raído, Dourados, MS, v. 7, n.13, p 37 - 60 jan./jun. 2013.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3.ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2016.

SOUZA, M. G.; BASSETO, L. M. T. Os processos de apropriação de gêneros acadêmicos (escritos) por graduandos em letras e as possíveis implicações para a formação de professores/pesquisadores. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p.83-110, 2014.

STREET, B. V. Literacy in theory and practice. London: Cambridge University Press, 1984.

TARDIF, M. Saberes docentes: formação profissional. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez Editora, 1995.

VIANNA, C A. D.; SITO, L.; VALSECHI, M. C.; PEREIRA, S. L. M. Do letramento aos letramentos: desafios na aproximação entre letramento acadêmico e letramento do professor. In: KLEIMAN, Â. B.; ASSIS, J. A. (Orgs.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016. p. 27-59.

Downloads

Publicado

03-08-2020

Como Citar

DE SOUZA, C. D.; RODRIGUES, J. do N. O Ethos Universitário Nos Letramentos Acadêmicos: Reflexões Sobre a Inserção e a Formação do Estudante de Graduação no Ensino Superior. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 50, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20200017, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24459. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DIALÓGICOS E INCURSÕES NA PRÁTICA DOCENTE