A Formação Docente em Linguagem Sob Ancoragem Histórico-Cultural

Autores

  • Aline Cassol Daga Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Suziane da Silva Mossmann Professora vinculada à rede estadual de Santa Catarina
  • Karoliny Correia Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC)
Agências de fomento

Palavras-chave:

formação de professores em língua portuguesa, Linguística Aplicada, ideário histórico-cultural

Resumo

O presente artigo ocupa-se de abordar reflexões acerca dos desafios do fazer docente em linguagem, considerando estudos desenvolvidos em Linguística Aplicada (LA), em núcleo de pesquisa situado na Universidade Federal de Santa Catarina, bem como de contextualizar fundamentos teórico-epistemológicos e metodológicos de base histórico-cultural compartilhados por estes mesmos estudos, tecendo aproximações entre o ideário bakhtiniano e vigotskiano. Nesse sentido, foram selecionados trabalhos de mestrado e de doutorado cujos objetos referem-se à educação em linguagem na formação inicial, em modalidade presencial e a distância, e na formação continuada. A partir da apresentação de tais estudos, foram analisadas como contribuições para a temática da formação docente em Língua Portuguesa: i) problematizações relacionadas à apropriação de objetos culturais concernentes à formação docente; ii) proposição de base metodológica para o ensino e  proposição de diretrizes de análise para pesquisas em LA e iii) ressignificação de processos relativos à formação continuada.

Biografia do Autor

Aline Cassol Daga, Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Mestre e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Linguística Aplicada. É professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), atuando principalmente nas disciplinas relacionadas à área de Ensino de Língua Portuguesa e nas disciplinas de Produção Textual Acadêmica em diversos cursos de graduação. Nessa instituição, atuou, por dois anos, como coordenadora adjunta do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE). É membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada - NELA -, da UFSC, no âmbito do qual integra, como pesquisadora, o grupo de pesquisa Cultura Escrita e Escolarização. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski (GEPEVI) e membro dos Grupos de Pesquisa Lingua(gem), discurso e subjetividade e Ensino de Língua e Literatura (GELLI), da UFFS. Desenvolve pesquisa sobre práticas de leituras e formação de leitores da Educação Básica e do Ensino Superior.Tem interesse por estudos na área de leitura, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, formação de professores de Língua Portuguesa e práticas sociais de uso da língua. Atualmente, na UFFS, campus Chapecó, é coordenadora de área do PIBID - Letras e coordenadora adjunta do Curso de Letras Português e Espanhol - Licenciatura.

Suziane da Silva Mossmann, Professora vinculada à rede estadual de Santa Catarina

Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, mestra e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) . Desenvolve estudos afetos à área de concentração em Linguística Aplicada, com enfoque em estudos sobre formação de professores de Linguagem; membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada - NELA, vinculado à UFSC - e participante, no âmbito deste Núcleo, do grupo de pesquisa Cultura Escrita e Escolarização. Tem experiência na docência em Educação Básica, Educação de Jovens e Adultos e Educação Superior na modalidade Presencial e a Distância.

Karoliny Correia, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC)

Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Mestra e Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de concentração em Linguística Aplicada, com enfoque em estudos sobre ensino e aprendizagem em Língua Portuguesa. Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC) e membro do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada - NELA, vinculado a UFSC, no qual participa do Grupo de Pesquisa Cultura Escrita e Escolarização. Desenvolve pesquisas no campo da educação em linguagem, com especial ênfase nos estudos dos usos da modalidade escrita da língua nas esferas escolar e acadêmica, dedicando-se a estudos e publicações nessa área.

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Publicado

03-08-2020

Como Citar

DAGA, A. C.; MOSSMANN, S. da S.; CORREIA, K. A Formação Docente em Linguagem Sob Ancoragem Histórico-Cultural. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 50, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20200020, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24591. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DIALÓGICOS E INCURSÕES NA PRÁTICA DOCENTE