A Formação Docente em Linguagem Sob Ancoragem Histórico-Cultural
Palavras-chave:
formação de professores em língua portuguesa, Linguística Aplicada, ideário histórico-culturalResumo
O presente artigo ocupa-se de abordar reflexões acerca dos desafios do fazer docente em linguagem, considerando estudos desenvolvidos em Linguística Aplicada (LA), em núcleo de pesquisa situado na Universidade Federal de Santa Catarina, bem como de contextualizar fundamentos teórico-epistemológicos e metodológicos de base histórico-cultural compartilhados por estes mesmos estudos, tecendo aproximações entre o ideário bakhtiniano e vigotskiano. Nesse sentido, foram selecionados trabalhos de mestrado e de doutorado cujos objetos referem-se à educação em linguagem na formação inicial, em modalidade presencial e a distância, e na formação continuada. A partir da apresentação de tais estudos, foram analisadas como contribuições para a temática da formação docente em Língua Portuguesa: i) problematizações relacionadas à apropriação de objetos culturais concernentes à formação docente; ii) proposição de base metodológica para o ensino e proposição de diretrizes de análise para pesquisas em LA e iii) ressignificação de processos relativos à formação continuada.
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