Proposta Dialógica de Leitura Com A Dimensão Social De Gêneros Jornalísticos: Um Tema e suas Diferentes Axiologias

Autores

  • Lilian Cristina Buzato Ritter UEM
  • Claúdia Valéria Doná Hila UEM
  • Adriana Beloti Unespar/Campo Mourão
  • Neluana Leuz de Oliveira Ferragini Unespar/Apucarana
Agências de fomento

Palavras-chave:

Teoria Dialógica, Gêneros jornalísticos, Proposta temática de leitura

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta metodológica de trabalho com a dimensão social do texto-enunciado, voltada ao eixo da leitura, para o 3º ano do Ensino Médio, a partir de um Planejamento Temático de Leitura Dialógico (PTLD), elegendo o tema isolamento social, como temática orientadora para o trabalho com duas charges e uma crônica, produzidas no mês de março, durante a pandemia do Covid-19. O referencial teórico ancora-se nos pressupostos norteadores da prática de leitura na concepção dialógica bakhtiniana. O percurso metodológico busca compreender cada um desses enunciados inicialmente como gêneros autônomos, para, depois, evidenciar a relação entre seus elementos constitutivos de um movimento responsivo social, permeado de inúmeras vozes e diferentes apreciações valorativas. A finalidade da proposta é auxiliar professores em formação inicial e continuada a pensar em um trabalho com a prática discursiva de leitura em caráter dialógico para a sala de aula.

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Publicado

19-06-2020

Como Citar

BUZATO RITTER, L. C.; DONÁ HILA, C. V.; BELOTI, A.; DE OLIVEIRA FERRAGINI, N. L. Proposta Dialógica de Leitura Com A Dimensão Social De Gêneros Jornalísticos: Um Tema e suas Diferentes Axiologias. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 49, p. 4755.20200004, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24671. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DIALÓGICOS E INCURSÕES NA PRÁTICA DOCENTE