Relações Dialógicas No Ensino da Produção Textual em Turmas Do 6º Ano de Uma Escola Municipal de Curitiba/PR

Autores

  • Célia Gaudeda Prefeitura Municipal de Curitiba/PR
  • Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh Universidade Estadual de Ponta Grossa
Agências de fomento

Palavras-chave:

escrita, ensino, produção textual.

Resumo

Este estudo se propõe  a investigar como vem sendo encaminhado o ensino da produção textual no 6. Ano de uma escola municipal de Curitiba. Para tanto, no primeiro semestre de 2016, foram gerados dados em três  turmas por meio de entrevistas com três professoras, por meio dos cadernos e folhas avulsas de oito alunos, que foram analisados à luz de estudos contemporâneos sobre a linguagem e seu ensino. Dentre os teóricos estão os do Círculo de Bakhtin, cuja perspectiva enunciativo-dialógica entende a linguagem como consequente das interações verbais que se estabelecem entre os sujeitos em suas relações sociais; também estão autores que discutem o ensino da linguagem, além do aporte de documentos orientadores do ensino. A análise dos dados indica que tem prevalecido, em todas as turmas, a ênfase no ensino da escrita de redações escolares, principalmente a partir de imagens, as quais não abrangem aspectos constitutivos  da produção de textos fora da escola, tais como gênero discursivo definido, planejamento prévio, interlocutor eleito, local de circulação e reescrita do texto.

Biografia do Autor

Célia Gaudeda, Prefeitura Municipal de Curitiba/PR

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora na Prefeitura Municipal de Curitiba/PR.

Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Linguística pela Unicamp; Professora Associada do Departamento de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

03-08-2020

Como Citar

GAUDEDA, C.; SALEH, P. B. de O. Relações Dialógicas No Ensino da Produção Textual em Turmas Do 6º Ano de Uma Escola Municipal de Curitiba/PR. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 50, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20200013, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24724. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DIALÓGICOS E INCURSÕES NA PRÁTICA DOCENTE