Contribuições Dos Estudos Dialógicos Para o Ensino e a Aprendizagem De Língua Portuguesa

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Capes

Palavras-chave:

Estudos dialógicos. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

Este estudo objetivou realizar um trabalho investigativo sobre o ensino e a aprendizagem das práticas de língua portuguesa que se concretizam no Ensino Médio, sob horizonte dos estudos dialógicos. Para tanto, recorremos às contribuições de Bakhtin (2006 [1979]; 2010 [1930-34]), Medviédev (2016 [1928]) e Volóchinov (2017 [1929]) para subsidiarem a pesquisa. A abordagem dialógica tem demonstrado que há diversas possibilidades de se analisar as manifestações de linguagem, e que os diversos enunciados podem ser compreendidos como gêneros do discurso. Nessa direcionalidade, o manuscrito está estruturado em duas seções: a) Dialogismo, relações axio(dia)lógicas, e o ensino de língua portuguesa e b) Movimentos dialógicos de linguagem em uma tirinha de quino. Os resultados apontaram para o fato de que as práticas de linguagem sob horizonte dos estudos dialógicos potencializam o ensino e a aprendizagem, na medida em que situam os sujeitos estudantes constitutivamente diante de fatores socio-histórico-ideológicos.

Biografia do Autor

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Programa de Pós-graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba.

Wilder Kleber Fernandes de Santana é Doutorando e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Bacharel em Teologia (Faculdade Teológica Nacional, 2016); Mestrando em Arqueologia Bíblica (Faculdade Teológica Nacional, 2017) e Especialista em Gestão da Educação Municipal (UFPB, 2017). 

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Publicado

03-08-2020

Como Citar

FERNANDES DE SANTANA, W. K. Contribuições Dos Estudos Dialógicos Para o Ensino e a Aprendizagem De Língua Portuguesa. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 50, p. http://dx.doi.org/10.5935/1981–4755.20200011, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24764. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: ESTUDOS DIALÓGICOS E INCURSÕES NA PRÁTICA DOCENTE